BD da autoria de Filipe Olival e Samuel Jarimba.

Em novembro de 2020, foi lançada a banda desenhada Pensar É Estar Doente dos Olhos, da autoria de Filipe Olival e Samuel Jarimba. A edição pertence à Cadmus, uma editora generalista, de livros independentes, criada pela Académica da Madeira em outubro de 2020 e que funciona em paralelo com a Imprensa Académica, que possui uma clara matriz universitária.

Segundo os autores, esta obra “surge como resposta ao que entendem ser como o excesso de informação com o qual somos confrontados diariamente, enfraquecendo e banalizando as vozes dissidentes. Recriam uma sociedade em que o acesso a ideias alternativas é feito através de meios ilícitos: através de livros. Trazer para o universo da literatura gráfica uma história baseada em pessoas normais, com as quais os autores se cruzaram durante a sua infância, e não em seres sobrenaturais, foi a estratégia para dar a conhecer ao leitor espaços, tempos, símbolos e narrativas que constituem a sua matriz societal.”

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Lembro-me de tudo. Recordo-me, por exemplo, de cada palavra proferida por Augusto Caio ao decretar a proibição da literatura e exigir que os escritores fossem perseguidos como qualquer opositor. Talvez daí o meu fascínio pela vida do João “Sofia”, esse homem que no manicómio esquecera o seu passado e cuja memória quatro traficantes de livros ajudaram a recuperar.
Deixo este testemunho para que as ruas e veredas da nossa madeirense vila não sejam as únicas a registar os pormenores de uma história de desassossego, de resistência e de revelação que o tempo se encarregou de tornar lenda.

Filipe Olival, nascido em Machico, Madeira em 1993, formou-se em Antropologia Social pelo ISCTE-IUL e University of Aberdeen. Atualmente trabalha como tradutor de inglês, de português e de castelhano.

Samuel Jarimba, nascido em Machico, Madeira em 1993, formou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 2017. Desde então, tem trabalhado em arquitetura paralelamente a outros projetos na área do desenho.

Pensar É Estar Doente dos Olhos
Filipe Olival, Samuel Jarimba
Editora: Cadmus
Páginas: 108, a preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 192 x 259 mm
ISBN: 9789895493227
PVP: 17,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.