Uma revolução na festa dos Reis de Salsas.

A editora Lema d’Origem, através da sua chancela Aspas Duplas, lançou no passado mês de Dezembro de 2020 a obra Os Reis dos Caretos, de António Pinelo Tiza no argumento e João Paulo Costa Rocha na ilustração. É o regresso da editora à banda desenhada depois de em 2015 ter editado O Natal dos Caretos.

Esta obra ficcional explora as tradições da Festa dos Reis de Salsas, que acontecem entre os dias 1 e 5 de Janeiro. Todas as noites, os caretos têm a oportunidade de fazer aquilo que sabem melhor: chocalhar as moças solteiras, existindo ainda outra diversão associada – o roubo de fumeiro.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Em 1975, duas jovens estudantes do Liceu de Bragança provocam uma revolução na festa dos Reis de Salsas. Fartas de serem chocalhadas pelos caretos, revoltam-se e exigem integrar o grupo, em pé de igualdade com os rapazes.
Estes acabam por aceitar e, em consequência deste facto, alargam o campo de atuação, visitando as freguesias de Santa Comba de Rossas e de Sendas, para onde todos se deslocam de comboio.
No final desse ano, Dora, a líder das caretas, acompanhada da sua amiga Laurinda, visita Rebordãos, no dia da festa de Santo Estêvão ou dos caretas, ao encontro do amor da sua vida. Passados que foram 45 anos, a avó Dora conta esta e outras histórias à sua neta Leonor.

António André Pinelo Tiza, natural de Varge (Bragança), é licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. Defendeu a tese de doutoramento em Ciências Sociais pela Universidade de Valladolid, com a classificação de “Sobresaliente cum laude”. Foi professor do ensino básico, secundário e superior, estando atualmente aposentado.
Publicou as seguintes obras, entre outras: A Magia das Máscaras Portuguesas, Contos e Lendas Transmontanos (com Alex Rodrigues), Simbologia Maçónica nos Rituais de Inverno, O Diabo e as Cinzas (contos), Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos do Solstício de Inverno, Inverno Mágico (2 vols.), Máscara Ibérica, Natal dos Caretos (banda desenhada), Estudo Antropológico das Mascaradas de Zamora, Bragança e Douro (com Jesús Nuñez), Portugal e España – Vidas Paralelas (com Isidoro González).
Participa em antologias e revistas com artigos sobre Etnografia e Educação: Brigantia, de Bragança; Tellus, de Vila Real; Jornal de Letras, de Lisboa; Stvdia Zamorensia, de Zamora, El Filandar/ O Fiadeiro, de Zamora, Amigos de Bragança, Jentilbaratz – Cuadernos de Folklore do País Basco, O SIL de Ourense, Boletim do Instituto de Estudios Zamoranos “Florián de Ocampo” de Zamora e outras.
Tem vindo a produzir vários documentários audiovisuais (com a realização de Manuel Gardete) sobre a temática dos rituais festivos com máscaras e das danças de paus. É membro do PEN Clube Português, da Associação Portuguesa de Escritores, da Academia de Letras de Trás-os-Montes e sócio honorário da Academia de Artes e Letras de Bragança do Pará (Brasil). Desempenha as funções de Presidente da Direção da Academia Ibérica da Máscara.

João Paulo Costa Rocha é natural de Guimarães, distrito de Braga.
Concluiu os estudos secundários na área das Ciências e Tecnologias na Escola Secundária Martins Sarmento, de Guimarães.
Frequenta o 3.º ano do curso de Arte e Design, na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança.
Elaborou, como freelancer, trabalhos de retratos, pinturas, desenhos, ilustrações que abrangem vários temas, técnicas e materiais. Nos trabalhos de banda desenhada opta, de preferência, pelo estilo cartoon.
Também já realizou vários murais, uns remunerados e outros em regime de voluntariado, para estabelecimentos públicos e espaços recreativos.

Os Reis dos Caretos
António Pinelo Tiza, João Paulo Costa Rocha
Editora: Aspas Duplas
Páginas: 50, a cor
Dimensões: 208 x 295 mm
Encadernação: capa mole
ISBN: 9789898890658
PVP: 10€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.