BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Dave McKean

Nascimento: 29 de dezembro de 1963
Naturalidade: Taplow, Berkshire, Inglaterra

Após uma viagem a Nova Iorque em 1986, na qual mostrou o seu trabalho à Marvel Comics, DC Comics e Continuity Comics, David “DaveMcKean conheceu o escritor Neil Gaiman, tendo o duo colaborado na elaboração da banda desenhada Violent Cases (Escape Books), publicada em 1987. Em 1988, seguiu-se a minissérie Black Orchid e a ilustração de capas de Hellblazer para a DC Comics.

Em 1989, ilustrou a BD Arkham Asylum: A Serious House on Serious Earth, escrita por Grant Morrison. Entre 1989 e 1997, elaborou as capas da série The Sandman, escrita por Gaiman, bem como de todas as suas antologias e muitos dos seus spin-offs. Outras colaborações com Gaiman foram a BD Signal to Noise (1992) e The Tragical Comedy or Comical Tragedy of Mr. Punch (1994). Em 1995, McKean escreveu e ilustrou para os Rolling Stones o livro Voodoo Lounge, um tie-in para o lançamento do álbum da banda com o mesmo nome.

Entre 1990 e 1996, McKean escreveu e desenhou a série Cages, que viria a ser compilada em álbum em 1998.

Em 2008, foi publicada a BD The Savage, escrita por David Almond. Em 2009, a Dark Horse reeditou uma compilação de BD curtas suas denominada Pictures That Tick (a qual tinha sido originalmente publicada pela Allen Spiegel Fine Arts em 2001). Seguiu-se-lhe Pictures That Tick 2: Exhibition em 2015.

Em 2011, a editora francesa Delcourt publica a sua BD muda erótica Celluloid.

Em 2016, é publicada a BD Black Dog: The Dreams of Paul Nash, comissariada pela 14-18 Now Foundation, The Imperial War Museum e The Lakes International Comic art Festival.

Para além do seu trabalho como escritor e ilustrador, o multipremiado Dave McKean é também conhecido pelo seu trabalho como fotógrafo, designer gráfico, realizador e músico.

Na nossa base de dados, apensas se encontra contemplada a sua obra enquanto argumentista e ilustrador de banda desenhada, não havendo referência à ilustrações de capas ou outros trabalhos.

Obras de banda desenhada publicadas em Portugal

One-shots

  • Batman: Asilo Arkham
  • Bitten & Bruisen
  • O Olho
  • Orquídea Negra
  • A Trágica Comédia ou Cómica Tragédia de Mr. Punch

Séries

Hellblazer
  • #27 (“Abraça-me”) – Devir, 2005 (em Hellblazer: Nas Ruas de Londres)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.