Nova série televisiva.

No dia 23 de fevereiro, a plataforma de streaming Disney+ ganha novo conteúdo mundialmente, incluindo no nosso país. Para além dos separadores Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic é adicionado um sexto, denominado Star, que se traduz por um conjunto de séries e filmes do FX, Hulu, Freeform, ABC Signature, 20th Century Studios, 20th Television, Searchlight Pictures, Touchstone Pictures e Hollywood Pictures.

Um desses conteúdos é Helstrom, a última série da Marvel produzida pela entretanto extinta produtora Marvel Television. Recorde-se que a Marvel Television, com Jeph Loeb como vice-presidente executivo, foi a responsável por todas as séries em imagem real da Marvel desde 2003, fossem as baseadas no universo de X-Men (Legion para a FX e The Gifted para a Fox), fossem as pertencentes ao Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Quanto ao UCM, produziu Agents of S.H.I.E.L.D., Agent Carter e Inhumans para a ABC, Daredevil, Jessica Jones, Luke Cage, Iron Fist, The Defenders e Punisher para a Netflix, as denominadas séries para jovens adultos Runaways (para a Hulu) e Cloak & Dagger (para a Freeform) e a série Helstrom, para além dos pilotos que não tiveram direito a série Marvel’s Most Wanted (para a ABC) e New Warriors (para a Freeform).

Helstrom foi produzida para a Hulu, sendo a primeira de várias séries planeadas que se incluiriam na denominada Adventure into Fear. Das séries que não se concretizaram, apenas tinha sido anunciada Ghost Rider, com Gabriel Luna a reinterpretar o mesmo papel de Agents of S.H.I.E.L.D., que, tal como as demais (estavam previstas 3 ou 4 séries que abordassem os elementos do género de terror da Marvel), não chegou a ser produzida. Com o encerramento da Marvel Television e a mudança de estratégia, sob a qual as séries da Marvel em imagem real passam a ser produzidas pela Marvel Studios (responsável também pelo MCU no cinema) para a Disney+, os planos para prosseguir essa linha foram cancelados.

Quanto a Helstrom, teve direito a 1 temporada com os 10 episódios estreados no dia 16 de outubro de 2020 na norte-americana Hulu. Criada por Paul Zbyszewski, baseia-se nos personagens da Marvel Daimon Hellstrom (também conhecido como Son of Satan ou simplesmente Hellstrom) e a sua irmã Satana Hellstrom.

Daimon Hellstrom surgiu pela primeira vez na revista Ghost Rider #1 em setembro de 1973, tendo sido criado por Roy Thomas e Gary Friedrich. Quanto a Satana, surgiu no mês seguinte em Vampire Tales #2 pela mão de Roy Thomas e John Romita Sr.

Para além do sobrenome de ambos, também o nome de Satana foi alterado na série televisiva. Tom Austen e Sydney Lemmon protagonizam respetivamente Daimon e Ana Helstrom, os filhos de um poderoso serial killer. Daimon é um professor de ética que também realiza exorcismos e é alguém que não tem paciência para as ilusões sobre salvação da humanidade. Na sua luta contra o mundo oculto, Daimon está determinado em derrotar e erradicar todos os demónios, sendo devido a estes que a sua mãe mãe Victoria (papel desempenhado pela atriz Elizabeth Marvel) se encontra institucionalizada. Já Ana, gere uma casa bem sucedida de leilões, mas o seu maior interesse é livrar o mundo daqueles que magoam terceiros. Traumatizada pelo pai, Ana tem como missão pessoal acabar com todos aqueles que são iguais a ele, ao mesmo tempo que, secretamente, receia que o pai regresse.

Quanto à receção do público e crítica, foi, de um modo geral, desfavorável.

Eis o trailer:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.