Este é o início de uma viagem cheia de magia, mistérios e segredos!

Crónicas de Enerelis é uma série de banda desenhada da autoria de Patrícia Costa. Este projecto, que começou a ser idealizado pela autora há cerca de dez anos, tem agora o seu primeiro volume editado em formato físico, resultante de uma campanha de crowdfunding bem sucedida.

Devido ao sucesso da campanha foi possível a edição de mais alguns exemplares para o público em geral, que podem ser adquiridos a partir do dia 20 de março diretamente à autora, através do e-mail cdenerelis@gmail.com ou as páginas da séries nas redes sociais facebook ou instagram. Previne-se que a autora se encontra atualmente a aceitar reservas.

O Bandas Desenhadas realizou uma breve entrevista com a autora a qual partilhamos com os nossos leitores:

Rodrigo Ramos: A edição de As Crónicas de Enerelis é resultado de uma campanha de crowdfunding bem sucedida. Foi sempre esta a primeira plataforma que tiveste em vista para publicar o teu trabalho ou tinhas ideia de trabalhar com alguma editora?
Patrícia Costa: Quando comecei a ver a história a ganhar forma, coloquei todas as hipóteses em cima da mesa: lançamento do livro por editora, auto-edição (através de print on demand) ou crowdfunding. Analisei todas possibilidades, incluindo o contacto com editoras. Este contacto foi bastante produtivo, pois permitiu-me de certa forma encarar o projecto das Crónicas ainda com mais seriedade do que aquela a que me propus. Acabei por optar pelo crowfunding.

RR: Com o primeiro volume publicado e já com o segundo volume em andamento tens já uma ideia planeada de quantos volumes irá ter a série?
PC: Serão alguns, ainda sem número certo.

RR: Referes que gostarias de colaborar com outros colaboradores na série. Queres nos descrever como poderia decorrer esta parceria?
PC: Como é um projecto com alguma envergadura, seria proveitoso o trabalho de cada prancha ser dividido. Cada página passa por várias etapas, layout, inking, half-tones e balonagem, e essas etapas partilhadas permitiriam uma produção mais rápida.

RR: Durante o crowdfunding, fizeste algumas experiências a cor. Os próximos volumes irão ser a cores ou irás manter o preto e branco tradicional da manga?
PC: Será para manter o preto e branco tradicional.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Enerelis é um dos três mundos paralelos à Terra. Em paz há catorze anos, é povoado por diversas raças e criaturas que nasceram graças à existência de duas forças opostas, Nox e Aether, atribuindo aos seus habitantes capacidades extraordinárias. É neste mundo que Eyren Caeli, um jovem de doze anos, inicia uma longa jornada com o único objetivo de salvar uma pessoa. No entanto, o seu passado teima em assombrar todos os seus passos…

Patrícia Costa
Quando descobriu que era giro ilustrar os textos à margem dos manuais de Português, Patrícia Costa passou a dedicar grande parte do tempo livre a rabiscar os restantes manuais escolares. Mas é nos livros de histórias das bibliotecas, pelos quais se apaixona bem cedo, que encontra um manancial de mundos e personagens prestes a ser descobertos.
Após ter iniciado os seus estudos em Artes no Ensino Secundário, ingressa no ISCTE, onde termina o Curso de Arquitectura, actividade à qual esteve ligada nos nove anos seguintes.
No entanto, a chama que nascera do amor entre o desenho e a escrita nunca ficara extinta e, em 2018, encontra a oportunidade de ver os seus mundos a ganhar vida: frequenta o 1.º Curso de Iniciação à Arte Sequencial, ministrado pela ilustradora Susana Resende, com apoio do artista Daniel Maia. Nesse ano, vence o 1.º Prémio na Categoria A+ no Concurso Nacional de BD, pelo AmadoraBD.
Em 2019, fica em 3.º lugar no 13.º Concurso Nacional de BD pelo BDTeca de Odemira; participou nos números 0, 1 e 3 do fanzine Outras Bandas, editado pelo Colectivo Tágide, com BD curtas, sendo uma delas vencedora do Prémio na Categoria de Melhor Obra Curta nos XVII Troféus Central Comics, em 2020. Fez também a arte de “Posse”, uma história para a revista H-Alt #9, com argumento de Penim Loureiro. Em 2020, volta a arrecadar o 3.º lugar no Concurso Nacional de Banda Desenhada do BDTeca de Odemira.
Entre outras colaborações, participou na antologia Virar a Página, que reuniu diversos argumentistas e desenhadores, visando recolher apoios para a Associação CAIS.

Crónicas de Enerelis 01 – Prelúdio
PATRÍCIA COSTA
Editora: Patrícia Costa (autoedição)
Páginas: 196, a preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 × 26 cm
PVP: 22,00€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.