Desafia a tua imaginação!

Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora) conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e cedo se apaixonaram, e também se tornaram professores. Mais tarde, a Inês publicou a sua tese de mestrado “O Livro de Artista: Um meio de exploração criativa”, o que fez com que Nic e Inês se apaixonassem pelos livros, e por isso criaram e expuseram muitos dos seus próprios Livros de Artista experimentais.

Tal ocorreu durante a famosa “crise” em que a maioria dos seus colegas e amigos se viram obrigados a abandonar Portugal em busca de novas oportunidades.

Entretanto, perderam também os seus empregos no ensino, pelo que ponderaram como poderiam reagir. Não tendo possibilidades para investir num espaço ou num estúdio, reorganizaram a sua sala de estar e começaram a dar workshops num formato inovador e low-cost, recorrendo a materiais reciclados, ferramentas e recursos limitados.

A “Casa Nic e Inês” revolucionou inadvertidamente o mercado lisboeta: o que começou com 3 pessoas cresceu para 60 por semana e uma atividade a tempo inteiro, anunciando então inclusivamente o site Bandas Desenhadas as atividades semanais do duo no seu espaço de agenda até 2016, altura em que resolveram partir numa viagem em busca de inspiração numa volta ao mundo por 3 continentes.

No ano em que iniciaram este projeto, Nic e Inês surpreenderam a cena artística de Lisboa ao casarem-se numa performance na primeira exposição conjunta que realizaram, na LX Factory. Continuam a expor com regularidade e introduzem sempre um elemento de instalação, performance, e interação com o público, o que os diferencia nesta cena.

Relativamente ao seu livro Não Sei Desenhar, este propõe, para além da sua leitura, desafios de ilustração de uma forma divertida, onde a imaginação é a base para quem diz que não sabe desenhar.

Muitas vezes ouvimos isso de alguém, mas com este livro de Nic e Inês o objetivo é que mudem de ideias.

Não Sei Desenhar é para todas as pessoas e idades, mesmo para aquelas que já sabem desenhar, onde mostra de uma forma dinâmica que todos nós conseguimos expressar ideias de uma forma simples.

Esta obra conta uma história em que a personagem principal acha que não sabe desenhar, mas que ao longo do livro percebe que não é bem assim.

Este livro, que teve um financiamento angariado numa campanha, inclui trinta e duas páginas, com texto e ilustração, num total de treze exercícios para desbloquear o pensamento criativo. A última dupla contém também desafios extra para alimentar a veia artística e a criatividade.

Em suma, desenhar não é um dom; como muitos dizem, é prática e uma pitada de paciência.

Algumas imagens do livro:

Não Sei Desenhar
Nic e Inês
Editora: Casa Nic e Inês Edições
Ano: 2020
Páginas: 32, a cores
Encadernação: capa dura
ISBN: 9789895434114
PVP: 12,00€

SOBRE O AUTOR |

Sara Sofia Rodrigues
Sara Sofia Rodrigues
Gosta de ler. É apaixonada pela luz, cor e movimento, tanto na ilustração como na expressão de movimentos em criar efeitos visuais na animação e vídeo. A ilustração é a fuga das suas ideias, assim como é respirar.