Estreia dia 1 de março.

Uma das mais bem sucedidas transposições de banda desenhada para o pequeno ecrã é a série de banda desenhada The Walking Dead, de Robert Kirkman, Tony Moore (primeiros 6 números) e Charlie Adlard. É um caso de estudo, pois dificilmente se adivinharia a magnitude da franchise que se tornaria aquando do seu início. Poder-se-ia presumir que uma série de BD a preto e branco sobre zombies muito dificilmente estaria nas preferências dos norte-americanos. Ou que a sua transposição para a televisão em horário nobre os conquistasse. Ou, muito menos, por tal ser extremamente incomum – ao contrário do que se possa pensar – que a série televisiva aumentasse o interesse pela série de BD e angariasse múltiplos leitores.

Se é verdade que a série de BD, originalmente publicada pela Image, terminou com o #193, sendo publicada ao longo de 16 anos (outubro de 2003 a julho de 2019), a sua transmedialização não só continua a se inspirar na banda desenhada como originou diferentes spin-offs televisivos.

Neste momento, o spin-off Fear the Walking Dead (2015-presente) já teve direito a 6 temporadas e tem pelo menos mais uma planeada, tendo a particularidade de, a certa altura, passar a contar com personagens da série original. Por outro lado, o spin-off The Walking Dead: The World Beyond já teve a primeira temporada (de um total de duas) exibida. E estão mais 2 séries anunciadas, um spin-off inominado com Daryl e Carol (personagens que estão presentes desde a primeira temporada televisiva), planeado para 2023, e Tales of the Walking Dead (uma série antológica com histórias curtas de personagens novos ou previamente existentes). Por outro lado, o destino de Rick Grimes (que desapareceu da série na nona temporada) está planeado para ser revelado em 3 filmes que serão exibidos no cinema.

O que tem o final anunciado é a série televisiva original, que terminará em 2022, com o final da 11.ª temporada.

Entretanto, às 02h30 do dia 1 de março estreia em Portugal, na Fox, o primeiro de 6 episódios extra à 10.º temporada de The Walking Dead, a qual, desta forma, ao invés dos habituais 16, contará com 22 episódios. De periodicidade semanal, estes episódios sucedem-se à 2.ª parte da temporada (exibida entre fevereiro e abril do ano passado, com o 16.º episódio a ser somente exibido em outubro devido à pandemia de COVID-19).

Ao longo destes novos 6 episódios, acompanha-se as desventuras de Maggie, Negan, Daryl, Carol, Gabriel, Aaron, Eugene, Ezekiel, Yumiko e Princess.

Eis o trailer:

Eis a sinopse:

17) Maggie voltou com uma história que não está preparada para partilhar, até mesmo quando o passado volta para a assombrar. A segurança de Negan está em risco novamente. Daryl e Maggie enfrentam uma ameaça desconhecida e nunca antes vista.
18) Uma aventura corre mal a Daryl e Carol quando eles se deparam com uma velha cabana. Este acontecimento faz com que Daryl volte à altura em que deixou o grupo após o desaparecimento de Rick e reviva tempos apocalípticos.
19) Gabriel e Aaron procuram comida e mantimentos para trazer para Alexandria. Pequenas tragédias levam a tragédias maiores quando a fé é quebrada, o otimismo é estilhaçado e eles são postos à prova.
20) Eugene, Ezekiel, Yumiko e Princess são capturados e separados. Princess lida com memórias do seu passado traumático e tenta escapar de uma forma ou de outra com a ajuda de Ezekiel
21) Daryl e Carol chegam a uma encruzilhada e tomam caminhos diferentes. Cada um adota o seu modo de sobrevivência próprio e o mais fácil dos desafios complica-se substancialmente. Será que o caminho que percorrem individualmente é a peça que faltava para consertar a sua amizade ou será a distância entre eles permanente?
22) Carol leva Negan numa viagem na esperança de minimizar a tensão crescente. Negan reflete sobre os acontecimentos que o trouxeram até aqui e chega a uma conclusão sobre o seu futuro.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.