Prémios Bandas Desenhadas 2020: Nomeações Extemporâneas

Prémios Bandas Desenhadas 2020: Nomeações Extemporâneas

As Últimas Nomeações dos Prémios Bandas Desenhadas 2020.

Uma das características dos Prémios Bandas Desenhadas são as nomeações trimestrais, designadas com o nome da principal estação do ano correspondente. Deste modo, têm-se vindo a realizar as Nomeações de Inverno (obras publicadas entre 1 de janeiro e 31 de março), Primavera (1 de abril a 30 de junho), Verão (1 de julho a 30 de setembro) e Outono (1 de outubro a 31 de dezembro).

No entanto, desde a conceção dos Prémios, dado não habitarmos num modelo matemático, tinha-se conhecimento que, apesar das exaustivas avaliações que fossem realizadas trimestre a trimestre, não seria possível aceder à totalidade das obras publicadas em cada um desses períodos pelas mais variadas razões. Deste modo, concomitantemente com a criação das nomeações trimestrais, foram criadas as Nomeações Extemporâneas, de modo a salvaguardar o direito de poder vir a considerar para estas nomeações finais as obras cuja apreciação pelos jurados não foi possível realizar na estação do ano correspondente. Relembra-se, portanto, que as Nomeações Extemporâneas têm em conta todas as obras publicadas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

No dia 27 de fevereiro, a reunião para decisão das Nomeações Extemporâneas de 2019 contou com a presença da totalidade da equipa nuclear do site no seu papel de jurados dos Prémios Bandas Desenhadas, Carla Ramos, Nuno Pereira de Sousa, Rodrigo Ramos e Susana Figueiredo.

O júri deliberou em nomear O Corvo: Inconsciência Tranquila, da autoria de Luís Louro e editado pela Ala dos Livros, para as categorias de Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial e de Melhor Ilustração Nacional nas Nomeações Extemporâneas.

Quanto às categorias de Melhor Publicação Nacional com Distribuição Alternativa e Melhor Argumento Nacional, a escolha recaiu em UltraSaiyanJedi is streaming Tactical Arena: Apocalypse, March 11th (Twitch is like the fun side of the military-industrial-surveillance complex), da autoria de Mao e editado pelo Massacre. Mao experimenta uma nova linguagem na BD, a qual – tal como a renovação proposta por Ricardo Paião Oliveira no webcomic Forceps (publicado pelo site Bandas Desenhadas) – é um dos passos essenciais quando se pretende contribuir para a evolução e diversificação do meio.

A Nomeação Extemporânea para a Melhor Antologia foi para o fanzine Outras Bandas #2, editado pelo coletivo Tágide. Foi também este fanzine que providenciou a nomeação para Melhor BD Curta editada em Antologia. Se “Fake News” de Mário André não é graficamente tão apelativo como outras obras do autor, o argumento conquistou os jurados.

Karmen, da autoria de Guillem March e edição da Levoir, teve direito a duas nomeações, nomeadamente Melhor Publicação Estrangeira e Melhor Ilustração Estrangeira.

Quanto ao Melhor Argumento Estrangeiro, nomeou-se 1984, a banda desenhada da autoria de Fido Nesti baseada na obra homónima de George Orwell, numa edição da Alfaguara.

A importância e contemporaneidade das temáticas abordadas em As Aventuras de Lucky Luke segundo Morris vol. 9: Um Cowboy no Negócio de Algodão, da autoria de Jul e Achdé e editado pela ASA, valeram-lhe a nomeação para Melhor Publicação de Humor.

A série Criminal, da autoria de Ed Brubaker e Sean Phillips, editada pela G. Floy foi nomeada para Melhor Série de Publicações.

Por fim, Os Escorpiões do Deserto: Obra Completa vol. 2 da autoria de Hugo Pratt e edição da Ala dos Livros foi nomeada para Melhor Reedição.

Apresenta-se de seguida a lista completa das Nomeações dos Prémios Bandas Desenhadas 2020:

Nomeações de 2020

Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial

  • Inverno: O Penteador – Paulo J. Mendes (Escorpião Azul)
  • Primavera: Desvio – Ana Pessoa & Bernardo P. Carvalho (Planeta Tangerina)
  • Verão: Balada para Sophie – Filipe Melo & Juan Cavia (Tinta da China)
  • Outono: Planeta Psicose – Ricardo Santo (Escorpião Azul)
  • Extemporânea: O Corvo: Inconsciência Tranquila – Luís Louro (Ala dos Livros)

Melhor Publicação Nacional com Distribuição Alternativa

  • Inverno: Marcos 2020 – autor anónimo (Os Positivos)
  • Primavera: Weak – Kachisou (Bubok)
  • Verão: Ciclos de Sono – Lucas Moreira (ed. autor/Blurb Books)
  • Outono: Planeta Satélite número 2 – Ricardo Baptista (Planeta Satélite)
  • Extemporânea: UltraSaiyanJedi is streaming Tactical Arena: Apocalypse, March 11th (Twitch is like the fun side of the military-industrial-surveillance complex) – Mao (Massacre, 2020)

Melhor Argumento Nacional

  • Inverno: O Penteador – Paulo J. Mendes (Escorpião Azul)
  • Primavera: Desvio – Ana Pessoa (Planeta Tangerina)
  • Verão: Balada para Sophie – Filipe Melo (Tinta da China)
  • Outono: Planeta Psicose – Ricardo Santo (Escorpião Azul)
  • Extemporânea: UltraSaiyanJedi is streaming Tactical Arena: Apocalypse, March 11th (Twitch is like the fun side of the military-industrial-surveillance complex) – Mao (Massacre, 2020)

Melhor Ilustração Nacional

  • Inverno: O Penteador – Paulo J. Mendes (Escorpião Azul)
  • Primavera: Weak – Kachisou (Bubok)
  • Verão: Balada para Sophie – Juan Cavia (Tinta da China)
  • Outono: Planeta Psicose – Ricardo Santo (Escorpião Azul)
  • Extemporânea: O Corvo: Inconsciência Tranquila – Luís Louro (Ala dos Livros)

Melhor Antologia Nacional

  • Inverno: Pentângulo #3 (Chili Com Carne)
  • Primavera: TLS Series vol. 4: Raízes (A Seita)
  • Verão: Umbra n.º 2 (Umbra)
  • Outono: (não atribuído)
  • Extemporânea: Outras Bandas n.º 2 (Tágide)

Melhor BD Curta Nacional editada em Antologia

  • Inverno: “Construção” – Francisco Sousa Lobo (Pentângulo #3 – Chili Com Carne)
  • Primavera: “Sem Cuecas nem Soutien” – Nuno Saraiva (TLS Series vol. 4: Raízes – A Seita)
  • Verão: “Uma aventura C.O.I.J.A.: Camping Gás” – Filipe Abranches, Pedro Moura e Bárbara Lopes (Umbra n.º 2 – Umbra)
  • Outono: (não atribuído)
  • Extemporânea: “Fake News” – Mário André (Outras Bandas n.º 2 – Tágide)

Melhor Publicação Estrangeira

  • Inverno: O Pacto da Letargia – Miguelanxo Prado (Ala dos Livros)
  • Primavera: O Castelo dos Animais vol. 1: Miss Bengalore – Xavier Dorison & Félix Delep (Arte de Autor)
  • Verão: Descender vol. 8: A Guerra das Máquinas – Jeff Lemire & Dustin Nguyen (G. Floy)
  • Outono: Shangai Dream – Philippe Thirault & Jorge Miguel (Arte de Autor/A Seita)
  • Extemporânea: Karmen – Guillem March (Levoir)

Melhor Argumento Estrangeiro

  • Inverno: A História de uma Serva: novela gráfica (baseada na obra de Margaret Atwood) – Renée Nault (Bertrand)
  • Primavera: O Castelo dos Animais vol. 1: Miss Bengalore – Xavier Dorison (Arte de Autor)
  • Verão: Descender vol. 6: A Guerra das Máquinas – Jeff Lemire (G. Floy)
  • Outono: Pulp – Ed Brubaker (G. Floy)
  • Extemporânea: 1984 (baseada na obra de George Orwell) – Fido Nesti (Alfaguara)

Melhor Ilustração Estrangeira

  • Inverno: O Pacto da Letargia – Miguelanxo Prado (Ala dos Livros)
  • Primavera: Mattéo: Terceira Época (Agosto de 1936) – Jean-Pierre Gibrat (Ala dos Livros)
  • Verão: Monstress vol. 4: Os Escolhidos – Sana Takeda (Saída de Emergência)
  • Outono: Shangai Dream – Jorge Miguel (Arte de Autor/A Seita)
  • Extemporânea: Karmen – Guillem March (Levoir)

Melhor Publicação de Humor

  • Inverno: Bia e o Unicórnio vol. 7: Chapéus Há Muitos, Unicórnio! – Dana Simpson (Nuvem de Letras)
  • Primavera: Memórias de um Homem em Pijama – Paco Roca (Levoir)
  • Verão: Baby Blues vol. 37: Vá para Fora cá Dentro – Rick Kirkman e Jerry Scott (Bizâncio)
  • Outono: Vida de Adulta – Raquel sem Interesse (Suma de Letras)
  • Extemporânea: As Aventuras de Lucky Luke segundo Morris vol. 9: Um Cowboy no Negócio de Algodão – Jul & Achdé (ASA)

Melhor Série de Publicações

  • Inverno: Descender – Jeff Lemire & Dustin Nguyen (G. Floy)
  • Primavera: Verões Felizes – Zidrou & Jordi Lafebre (Arte de Autor)
  • Verão: Harrow County – Cullen Bunn & Tyler Crook (G. Floy)
  • Outono: Deuses Americanos (baseada na obra de Neil Gaiman) – P. Craig Russell & Scott Hampton (Saída de Emergência)
  • Extemporânea: Criminal – Ed Brubaker & Sean Phillips (G. Floy)

Melhor Edição

  • Inverno: Druuna Tomo 4: Planeta Esquecido | Clone – Paolo E. Serpieri (Arte de Autor)
  • Primavera: Blake e Mortimer: O Último Faraó – François Schuiten, Jaco Van Dormael & Thomas Gunzig (ASA)
  • Verão: Rever Paris (edição integral) – Benoît Peeters & François Schuiten (Levoir)
  • Outono: Druuna Tomo 5: Aquela que vem do Vento – Paolo E. Serpieri (Arte de Autor)
  • Extemporânea: (não atribuído)

Melhor Reedição

  • Inverno: O Morro da Favela – André Diniz (Polvo)
  • Primavera: Batman: Asilo Arkham – Grant Morrison & Dave McKean (Levoir)
  • Verão: Corto Maltese: Fábula de Veneza – Hugo Pratt (Arte de Autor)
  • Outono: Alice: Edição Especial – Luís Louro (Ala dos Livros)
  • Extemporânea: Os Escorpiões do Deserto: Obra Completa vol. 2 – Hugo Pratt (Ala dos Livros)

O anúncio dos Vencedores dos Prémios Bandas Desenhadas 2020 será realizado no dia 29 de março de 2021.

One thought on “Prémios Bandas Desenhadas 2020: Nomeações Extemporâneas

  1. Ò pessoal, não dá para incluir na categoria de melhor coletânea nacional (Outono) a “Virar a Página” que juntou 45 autores de Banda Desenhada em prol da ajuda à associação CAIS.

    A sua versão física ficou disponível no outono após uma campanha de crowdfunding. Se não conhecem posso-vos enviar o pdf para ver se merece figurar ou não na seleção.

    Obrigado pela atenção.

Deixa um comentário