O 7.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

Com o adiamento da publicação da adaptação de Os Maias, O Livro da Selva tornou-se o 7.º volume da série Clássicos da Literatura em BD, ao invés do 8.º como estava planeado.

O Livro da Selva (The Jungle Book, no original) é uma coleção de histórias do autor britânico, nascido na Índia, Rudyard Kipling, as quais foram publicadas em revistas entre 1893 e 1894, antes de serem reunidas em livro em 1894 pela editora britânica Macmillan. Tal como a sequela The Second Jungle Book (1895), foram originalmente ilustradas por John Lockwood Kipling, o pai do autor. Tendo lugar na Índia, a maioria dos personagens são animais, apesar do protagonista ser Mowgli (frequentemente traduzido para Mogli em português), uma criança criada por lobos. O livro e o protagonista têm sido transposto inúmeras vezes para os mais diferentes media, incluindo a banda desenhada.

A presente BD apresenta argumento adaptado do francês Djian e ilustrações do francês TieKo (pseudónimo de Thierry Cauquil), tendo sido inicialmente publicada em 2010 na série Les Incontournables de la littérature en BD da Glénat. Dezasseis destes álbuns foram reeditados em 2011 pela Glénat com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, tendo sido distribuídos nos pontos de venda de periódicos com o periódico Le Soir. A série de 30 álbuns, novamente com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, conheceu nova edição parcial entre 2013 e 2015 pelo clube do Livro France Loisirs, tendo sido publicados 12 álbuns duplos. No ano seguinte, a Glénat realizou uma parceria com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu para uma nova reedição dos volumes, tendo sido acrescentados outros, totalizando a nova série 48 livros, sob a designação Les grands classiques de la littérature en bande dessinée.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Mowgli, um bebé órfão abandonado na selva, é recolhido e criado por uma matilha de lobos. Passando a infância entre os animais, aprende a lei da selva ao lado dos seus amigos, o urso Baloo, a pantera Bagheera e a loba Raksha. Naquele meio hostil, a vida é uma luta permanente e, para sobreviver, tem de enfrentar constantemente os seus inimigos, o povo macaco e o tigre Shere Khan. Acaba por encontrar outros homens e terá de escolher entre as suas verdadeiras origens ou a sua vida na selva.

O Livro da Selva (baseada na obra de Rudyard Kipling)
Djian, TieKo
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21 x 28,5 cm
ISBN: 9789896828837
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.