BD² – Base de Dados de Banda Desenhada
Ralph Meyer
Nascimento: 11 de agosto de 1971
Naturalidade: Paris, França
Com 20 anos, deixou Paris e mudou-se para a Bélgica para seguir o curso de ilustração no Instituto Saint-Luc, em Liège. Após três anos e finalizado o curso, começou a apresentar-se a várias editoras com um número variado de projetos, mas sem sucesso. Em 1996, decidiu apresentar o seu trabalho ao escritor Philippe Tome. Este apresentou a Meyer um argumento particularmente sinistro para trabalhar. Um ano mais tarde, lançam o primeiro volume de Berceuse Assassine (Dargaud), uma trilogia. Meyer fundou entretanto, com alguns outros autores, a “Parfois j’ai dur” workshop. Foi aí que realizou Des Lendemains sans Nuages (Le Lombard) que coilustrou com Bruno Gazzotti, sob argumento de Fabien Vehlmann. A seguir, ainda com Vehlmann, iniciou a série de ficção científica Ian (Dargaud), a qual relata as aventuras de um ser de inteligência artificial, completado com pele e nervos humanos.
Em 2008, com Xavier Dorison lançou o primeiro volume da série XIII Mistery, uma coleção da Dargaud pela qual recebeu, em Bruxelas, o Prémio St. Michel.
O ano de 2010 pareceu representar para Meyer uma reviravolta gráfica, ao efectuar Page Noire, com argumento de Denis Lapière e Frank Giroud. Em 2012, ele e Xavier Dorison voltaram a trabalhar juntos nas paisagens nórdicas do díptico Asgard, seguindo-se posteriormente a terceira colaboração na série Undertaker, a qual continua a conhecer junto dos leitores de vários países um crescente sucesso.
Obras publicadas em Portugal
Séries
- Balada Assassina
- vol. 1 (Devir, 2002)
- Undertaker
- vol. 1 – 2 (Ala dos Livros, 2020-2021)
- XIII Mystery
- vol. 1 (ASA, 2011; em Os Incontornáveis da BD vol. 3)
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.