Segunda oportunidade.

O filme Liga da Justiça (2017) foi um flop, não convencendo nem o público nem a crítica especializada, o que obrigou a Warner Bros. a reavaliar o futuro do Universo Estendido DC e focar-se no desenvolvimento de filmes individuais.

A produção do filme sofreu diversas dificuldades. Uma delas, foi a montagem final. Em 12 março de 2017, Autumn, a filha do realizador Zack Snyder suicidou-se, levando-o a abandonar a pós-produção do filme em maio de 2017 para passar mais tempo com a sua família. Coube a Joss Whedon completar o filme, num trabalho não creditado, onde incorporou diversas mudanças solicitadas pela Warner Bros., como reduzir o tempo do filme e aligeirar o seu tom sombrio e se centrar mais no humor.

Quando tal foi tornado público, os fãs expressaram interesse em conhecer uma montagem alternativa do filme mais fiel à visão de Snyder, passando tal a ser conhecida como “Snyder’s Cut”. Apesar da petição e manifestações de fãs, a indústria considerou na altura essa concretização como algo improvável. No entanto, a Warner Bros. decidiu dar luz verde ao projeto em fevereiro de 2020, com Zack Snyder a ter carta branca devido a realizar este trabalho sem remuneração. Foi filmado novo material em outubro de 2020, seguido da produção de efeitos visuais, banda sonora e edição, com um custo total de 70 milhões de dólares. A estreia do filme está marcada para o dia 18 de março na plataforma de streaming HBO Max, sendo no nosso país exibido na HBO Portugal, com um tempo total superior a 4 horas (242 minutos).

De um modo geral, os críticos consideraram o filme superior à versão de 2017 e que satisfará a curiosidade dos fãs sobre qual seria a visão de Snyder para o filme, mas consideraram-no mediano. Competirá agora ao público interessado avaliar esta nova proposta no próximo dia 18.

Eis a sinopse:

Determinado a assegurar que o derradeiro sacrifício do Super-Homem não foi em vão, Bruce Wayne une forças com Diana Prince para recrutar uma equipa e proteger o mundo de uma ameaça de proporções catastróficas. Estreia a 18 de março.

Eis o trailer:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.