BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Greg Rucka

Nascimento: 29 de novembro de 1968
Naturalidade: São Francisco, Califórnia, EUA

Obteve um bacharelato de artes em Inglês na Vassar College (Poughkeepsie, Nova Iorque). De seguida, frequentou o Mestrado de Escrita Profissional da University of Southern California, onde se graduou com um mestrado em belas artes.

Antes de se tornar profissionalmente um escritor, teve vários empregos, alguns dos quais lhe forneceram material para os seus primeiros romances, como coreógrafo de lutas e paramédico. O seu primeiro romance editado, em 1996, é também o primeiro de uma série sua baseada sobre o guarda-costas Atticus Kodiak. Para além de Kodiak, tem escrito outros romances, entre material próprio e material proveniente de franquias, como Batman, Buffy the Vampire Slayer, Perfect Dark e Star Wars, entre outros.

Em 1998, iniciou a sua carreira como argumentista de banda desenhada com Whiteout, publicado pela Oni. Seria também nesta editora que seriam publicadas Queen & Country e Stumptown.

O seu trabalho para a DC Comics está principalmente relacionado com o Batman e séries derivadas (com destaque para Detective Comics e Gotham Central) e com a Mulher-Maravilha, embora tenha escrito para muitos mais personagens, desde o Super-Homem ao Questão, passando pelo Chequemate ou a série semanal 52.

Para a Marvel Comics, escreveu também BD para diversos personagens, como Viúva Negra, Homem-Aranha, Elektra, Wolverine, Demolidor, Justiceiro, Ciclope ou o universo Star Wars, entre outros.

No que toca à Image, é a editora que publica a série Lazarus, bem como Black Magick e A Velha Guarda, entre outras.

Os argumentos para banda desenhada de Rucka têm sido também publicados por outras editoras, das quais se destaca a Dark Horse (Veil, Dragon Age: Magekiller).

Entre os prémios que lhe foram atribuídos, encontram-se diversos prémios Eisner e um Harvey.

Obras de BD publicadas em Portugal

One-shots

Séries

  • Detective Comics (vol. 1)
  • LazarusDevir (2018-presente)
  • Stumptown – G. Floy (2020-presente)
  • A Velha Guarda – G. Floy (2020-presente)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Últimos artigos