Um western crepuscular do tempo dos últimos cowboys.

Em abril, a Gradiva inicia o seu ano editorial em banda desenhada com a publicação de O Último Homem…, um western da autoria de Jérôme Félix e Paul Gastine, originalmente editado pela francesa Bamboo em 30 de outubro de 2019 e galardoado no ano seguinte com o Prémio BD Fnac na Bélgica.

Não é a primeira vez que os autores trabalham em conjunto, tendo sido previamente editada pela Bamboo a série de aventuras em 4 tomos L’héritage du Diable, entre 2009 e 2016.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A era dos cowboys está a chegar ao fim. Em breve, serão os comboios a conduzir as vacas aos matadouros de Chicago. Acompanhado de Bennett, um jovem de 20 anos com limitações intelectuais, Russell decidiu arrumar as esporas e iniciar uma nova vida como rancheiro no Montana. A caminho, fazem uma paragem em Sundance. De manhã cedo, Bennett é encontrado morto. O mayor prefere pensar em acidente, para não ter de se confrontar com a eventualidade de haver um assas¬sino entre os seus concidadãos, e expulsa Russell da povoação. Mas o velho cowboy regressa à frente de um bando de marginais para exigir a verdade sobre a morte de Bennett…

Jérôme Félix 
É um argumentista de banda desenhada francês e nasceu a 27 de Julho de 1972 na Normandia. Vive em Port-en Bessin (Calvados). Ex-designer, influenciado principalmente pela obra de Michel Plessix, dedicou-se desde muito cedo aos argumentos, preferindo inventar histórias para outros desenhadores. Depois de ter participado em vários fanzines, profissionalizou-se com um primeiro álbum publicado no ano 2000. Vivendo na Normandia, envolveu-se na vida cultural da sua região, participando em diversos  workshops, exposições e festivais. Jérôme Félix juntou-se entretanto a Paul Gastine para criar a série L’héritage du Diable, uma banda desenhada de aventuras iniciada em 2009 pela Bamboo Édition. Os dois autores retomaram a sua colaboração em 2019 com o álbum O Último Homem…, uma história em banda desenhada passada no faroeste.

Paul Gastine 
Nasceu a 25 de Agosto de 1985 em Caen. Aos 15 anos, conheceu Jérôme Félix durante um workshop de banda desenhada. Gastine tem um bacharelado em literatura, com especialização em artes plásticas. Com Jérôme Félix, criou a série L’héritage du Diable, uma série de aventuras em banda desenhada publicada entre 2009 e 2016 pela Bamboo Édition. Em 2016, durante o festival Des Planches et des Vaches, Gastine recebeu o Prémio “Veau de lait / Prix de la Ville d’Hérouville”. Os dois autores retomaram a colaboração, em 2019, o que resultou no álbum O Último Homem…, uma história em banda desenhada passada no faroeste. O álbum ganhou o Prémio BD Fnac 2020 na Bélgica.

Eis o booktrailer:

O Último Homem…
Jérome Fêlix & Paul Gastine
Editora: Gradiva
Páginas: 74, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 233 x313 mm
ISBN: 978-989-785-045-5
PVP: 16,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.