Versão colorida do clássico de ETCoelho.

Prosseguindo este ano a comemoração do 1.º Centenário de Eduardo Teixeira Coelho, iniciada o ano passado, a coleção de fanzines Fandaventuras Especial publica em dois volumes Os Doze de Inglaterra. Escrita por Raul Correia, numa adaptação da narrativa de António de Campos Júnior, e desenhada por ETCoelho, esta BD foi publicada pela primeira vez em O Mosquito entre dezembro de 1950 e dezembro de 1951 (e reeditada no Jornal do Cuto entre fevereiro de 1973 e julho de 1974).

A edição original foi impressa a duas cores no formato reduzido da revista, com o texto por vezes a cortar a margem inferior dos desenhos das vinhetas. Em 2016, a Gradiva já tinha compilado a obra em álbum, com um formato maior (206 x 302 mm), tendo a reprodução sido feita a partir das provas impressas, sem amputação das vinhetas pelo texto e unificando a cor de fundo.

Esta nova versão do fanzine Fandaventuras Especial introduz uma nova colorização da BD por José Pires. Segundo a Serafim & Malacuéco, Inc., mantém não só as vinhetas intactas, como reproduz integralmente o texto de Raul Correia, sem cortes, e apresenta ainda 2 páginas em falta na edição de 2016.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados em obter exemplares de Fandaventuras devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

Os Doze de Inglaterra: Primeira Parte | Segunda Parte
Raul Correia & Eduardo Teixeira Coelho
Série: Fandaventuras Especial
Editora: Serafim & Malacuéco, Inc.
Páginas: 60 (primeira parte)| 64 (segunda parte), a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: A4

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.