O segundo álbum de Lucky Luke por Matthieu Bonhomme.

A Seita pretende acompanhar o lançamento mundial do álbum Procura-se Lucky Luke, da autoria de Matthieu Bonhomme, com a publicação do álbum no nosso país a 9 de abril.

Trata-se do segundo álbum de Bonhomme nesta coleção. Publicado no mercado francófono em 2016, ano em que se comemoraram os 70 anos da criação de Lucky Luke, famoso personagem de Morris, O Homem que Matou Lucky Luke de Matthieu Bonhomme inaugurou a série Lucky Luke (vu par…), na qual cada autor faria a sua homenagem ao cowboy que dispara mais rápido que a própria sombra.

Denominada em Portugal por Lucky Luke visto por…, a coleção portuguesa publica não só os álbuns da coleção original franco-belga. Na Alemanha, após a edição dos primeiros dois álbuns franco-belgas, foi editado um terceiro volume na série alemã equivalente (denominada Lucky Luke Hommage) editada pela Egmont naquele país. Este álbum foi concebido pelo autor de BD alemão Mawil, intitulando-se Lucky Luke Muda de Sela, o qual foi lançado no nosso país por A Seita o ano passado.

Com esta edição de Procura-se Lucky Luke, o terceiro álbum da série francófona (e que será o 4.º na coleção alemã), no nosso país só permanece inédito o segundo tomo, Jolly Jumper ne répond plus, da autoria de Guillaume Bouzard, cuja publicação pela editora portuguesa está para breve.

A expetativa dos leitores sobre este álbum de Bonhomme é grande, tendo O Homem que Matou Lucky Luke sido recompensado com o Prémio Saint-Michel de Melhor Álbum em 2016 e com o Prémio do Público Cultura e Prémio dos Liceus no Festival de Angoulême em 2017.

Tal como os restantes livros desta coleção portuguesa, Procura-se Lucky Luke é comercializado com 2 capas diferentes, uma delas exclusiva da Fnac.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

«No jogo do amor é cada uma por si e à primeira que o beijar»
Lucky Luke regressa pela mão do artista Matthieu Bonhomme!
Cobiçado por três belas mulheres, com a cabeça a prémio, como é que o nosso cowboy preferido se vai conseguir safar desta situação?
Depois do imenso sucesso de O Homem Que Matou Lucky Luke, esta é mais uma das aventuras imperdíveis do cowboy que dispara mais depressa que a sua própria sombra!

Nascido em Paris, em 1973, Matthieu Bonhomme formou-se em Artes Aplicadas e iniciou-se na BD como assistente de Christian Rossi, o desenhador que substituiu Jean “Moebius” Giraud como desenhador da série Jim Cutlass – o “outro” western a que o desenhador do Tenente Blueberry esteve ligado. Grande fã do western, Bonhomme confessa que “aprendi a desenhar com Lucky Luke, série que foi um dos pilares da minha formação como leitor,” e, logo no início da sua carreira, abordou o género. Mas a verdade é que os seus anteriores trabalhos em BD, desde L’Âge de la Raison, até às séries Marquis d’AnaonLe Voyage d’Esteban e Messire Guillaume, abordavam outras épocas e outros temas.
A ideia de escrever e desenhar uma aventura de Lucky Luke não veio só do aniversário da personagem, pois o autor é o primeiro a afirmar que “há mais de dez anos que pedia às edições Dupuis que me dessem uma oportunidade de o fazer. (…) Não sabia que eles já estavam a refletir na preparação dos 70 anos da personagem em 2016”. Respeitando o passado de Lucky Luke, aproveitou como ponto de partida da história, a única limitação que a editora lhe impôs: a de não poder mostrar o cowboy solitário com um cigarro na boca. Como o próprio referiu: “quis assim descobrir o que levou Lucky Luke a deixar de fumar”. Vencedor de vários prémios em Angoulême ao longo da sua carreira, Bonhomme regressou em 2018 e 2020 ao período do western com a sua série Charlotte Impératrice, sobre a princesa belga que se tornou Imperatriz do México em 1864. Em 2021, regressa ao universo de Lucky Luke.

Procura-se Lucky Luke
Matthieu Bonhomme
Editora: A Seita
Páginas: 80, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 230 x 320 mm
ISBN: 9789895488063 | 9789895488070 (Fnac)
PVP: 16,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.