BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Astiberri Ediciones

Atividade: 2001 – presente
Sede: Bilbau, Espanha

Esta editora foi fundada em 2001 por Fernando Tarancón. A sua atividade iniciou-se com a revista Trama (44 números, 2001-2005), uma revista mensal gratuita sobre banda desenhada com crítica, informação e entrevistas, a qual era distribuídas nas lojas especializadas em BD que realizavam publicidade na mesma.

Das centenas de autores publicados em álbum por esta editora, a sua origem é fundamentalmente espanhola, francófona ou anglo-saxónica, apesar de pontualmente publicar material de outros locais, como Portugal (algumas obras de José Carlos Fernandes), América Latina e a Ásia. Publica em castelhano, catalão, basco, galego e noutras línguas europeias. Entre os lançamentos de autores espanhóis, várias obras têm sido premiadas quer no seu país natal quer no estrangeiro. Algumas das suas obras originais têm vindo a ser publicadas por outras editoras em diversos países europeus, bem como no Brasil e EUA.

Em 2015, a ¡Caramba! – iniciada como um fanzine em 2011 e posteriormente transformado num projeto para publicar revistas e livros de BD humorística – integrou-se na Astiberri como uma chancela editorial independente.

Tendo um catálogo quase exclusivamente destinado ao público adulto, em 2020 a Astiberri começou também a publicar regularmente banda desenhada infantil e juvenil.

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.