BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Chloé Wary

Nascimento: 1995
Naturalidade: Paris, França

Nasceu em 1995, nos subúrbios de Paris. Estudou no Lycée Technique d’Arts Appliqués Auguste Renoir. É autora, ilustradora e designer gráfica. Integrou o coletivo Maison de vacances, no qual publicou fanzines com um grupo de amigas, e começou a declarar textos em público.

Depois de um primeiro livro dedicado às mulheres da Arábia Saudita que lutam pelo direito de conduzir (Conduite interdite, edições Steinkis, 2017) e que causou grande impacto, Chloé Wary realizou em 2018 uma residência artística em Mazé-Milon, onde escreveu e desenhou A Época das Rosas (Éditions FLBLB, 2019), um livro inspirado pela sua experiência pessoal enquanto futebolista no clube FC Wissous. Este seu segundo livro de BD foi galardoado com o Prémio do Público do Festival de Angoulême em 2020, bem como o Prix Artémisia de l’émancipation no mesmo ano, tendo no ano anterior já ganho o Prix Jeunesse Nouvelle-Aquitaine 2019 e o Grand Prix Golden Globos da BD Colomiers 2019.

Um trabalho de ilustração para a editora Steinkis sobre a compositora Louise Farranc (1804-1875), providenciaram o primeiro encontro da autora com a música clássica, o que levou ao mote para a realização do seu terceiro livro de banda desenhada, Une année avec L’orchestre – Beethov sur Seine (Steinkis, 2020).

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.