BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Vogais

Atividade: 2009 – presente
Sede: Amadora, Portugal
Chancela de: 20|20 Editora

Em 2009, Mário de Moura funda a editora Vogais & Companhia, uma editora generalista composta por 6 profissionais sediados em S. João do Estoril, com maior enfoque em autoajuda e espiritualidades. O seu primeiro título é o primeiro volume de O Diário de um Banana de Jeff Kinney. No primeiro ano, lança 29 títulos.

Em 2010, a Vogais & Companhia é adquirida pela Booksmile de Manuel de Freitas. Esta editora especializada em livros ilustrados tinha sido também fundada em 2009, sendo constituída por 3 profissionais na Portela, Loures, e tendo lançado 28 títulos no primeiro ano. O Diário de um Banana passa para a chancela Booksmile. Mantêm-se as chancelas e os profissionais, concentrados na Portela.

Em 2011, é criada uma nova chancela, denominada Nascente, com o lema “o curso da sua vida”, para livros de autoajuda e espiritualidade, incluindo os editados pela Vogais & Companhia. Esta passa a ser designada apenas por Vogais, com novo logotipo e novo lema (“com todas as letras”), mantendo-se uma chancela generalista. É também neste ano que a editora passa a assumir a sua própria distribuição, com um armazém no Cacém.

Em 2012, é criada a marca corporativa 20|20 Editora, posicionada como uma supra-chancela. A editora muda as suas instalações para Amadora, juntando escritórios e armazém. Para além de criar a chancela Topseller (com o lema “livros que se devoram”) para ficção adulta e jovem adulta, reposiciona a chancela Booksmile para infantojuvenil e álbuns e a chancela Vogais para não-ficção e temas atuais.

Desde então, a 20|20 Editora consolidou-se como um dos maiores grupos editoriais portugueses, contando atualmente com 10 chancelas, 3 destinados ao público infantojuvenil (Booksmile, Fábula e Lilliput) e 7 ao adulto (Cavalo de Ferro, Elsinore, Farol, Influência, Nascente, Topseller e Vogais).

Quanto à Vogais, permanece posicionada enquanto a chancela da editora dedicada à não-ficção. Em 2020, publicou a sua primeira banda desenhada, uma adaptação do clássico A Arte da Guerra de Sun Tzu, livro que a chancela tinha publicado em 2014.

Da nossa base de dados, apenas constam os livros de banda desenhada da chancela.

2020

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.