O primeiro álbum sem a família Graton.

Após o lançamento de Duelos, o 9.º volume da Nova Temporada da série Michel Vaillant, ter sido publicado no mercado francófono a 15 de janeiro deste ano, a edição portuguesa da obra pela ASA começa a ser vendida no canal livreiro no dia 19 de abril.

Neste número, a alteração na equipa criativa traduz-se, pela primeira vez na Nova Temporada, na ausência de Phillipe Graton enquanto argumentista. Esta ausência está diretamente ligada a uma profunda mudança a nível editorial. A editora Graton Éditeur, fundada em 1981 por Jean Graton, o criador de Michel Vaillant, para publicar as suas bandas desenhadas, tinha realizado um parceria com a editora belga Dupuis em 2010, que 2 anos mais tarde se materializaria com a edição do primeiro volume da Nova Temporada de Michel Vaillant. Dez anos depois, em 2020, a Graton Éditeur foi vendida à Dupuis, tornando-se, deste modo, Denis Lapière (coargumentista desde o 1.º volume da nova temporada) o único argumentista do 9.º álbum.

Quanto aos ilustradores, mantém-se a equipa do volume anterior, Benjamin Benéteau (presente desde o 1.º volume) e Vincent Dutreuil (que começou a colaborar com a série no 8.º volume).

Clique nas imangens para visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Daniel Farid, jovem prodígio francês, é escolhido para pilotar o segundo Vaillante Cervin no WRC, o Campeonato Mundial de Ralis. Fazendo equipa com Michel Vaillant, ambos se vão bater ao longo de toda a temporada contra Neuville, Ogier e Tänak… Mas Michel Vaillant depressa se apercebe de que o seu verdadeiro adversário não é senão o seu companheiro de equipa, já que o objetivo deste último é efetivamente “mandar o veterano para a reforma”!
Conseguirá Michel Vaillant refrear as ambições desmedidas do seu jovem rival?

Denis Lapière – Argumentista (n. 1958)
Argumentista consagrado com cerca de 100 álbuns publicados, Denis Lapière teve já contacto com a maior parte dos géneros em banda desenhada. Poucos sabem, porém, que nutre desde a juventude uma paixão fervorosa pelo automobilismo, tendo inclusivamente chegado a competir em algumas corridas nos seus tempos de adolescente. E se mais tarde veio a enveredar pela banda desenhada, nunca esqueceu que uma das suas primeiras séries narrava precisamente as atribulações de um piloto nas célebres Mille Miglia italianas! Foi portanto com uma sensação de reconciliação com o mundo automobilístico, de que tanto gosta, que Denis Lapière aceitou o convite inicial para coargumentista (agora argumentista único) da nova temporada da série Michel Vaillant.

Benjamin Benéteau – Desenhador (n. 1985)
Nascido em França, Benjamin Benéteau passa a sua infância e adolescência no Taiti, na Polinésia Francesa, tendo-se depois instalado na Bélgica, a partir de 2002, para frequentar a École Supérieure des Arts Saint-Luc. Ainda recém-diplomado, desenvolve um primeiro projeto de BD, ao mesmo tempo que Mathieu Reynès o convida para assinar os cenários de um arrojado “thriller” intitulado Alter Ego. Assume agora a criação dos novos Vaillante e o design dos cenários da nova temporada da série Michel Vaillant.

Vincent Dutreuil – Desenhador (n. 1973)
Nascido na Grécia, passa a sua infância em França, tendo estudado na École Supérieure des Arts Saint-Luc (Bélgica) e na École des Beaux-arts de Saint-Etienne (França). Com vários livros publicados, tanto a solo como em parceria com outros argumentistas, foi convidado por Denis Lapière para se juntar a Benjamin Béneteau no desenho do 8.º volume, e agora também do 9.º, da nova temporada da série Michel Vaillant.

Michel Vaillant nova temporada vol. 9: Duelos
Denis Lapière, Benjamin Benéteau, Vincent Dutreuil
Editora: ASA
Páginas: 56, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 293 x 223 mm
ISBN: 9789892350202
PVP: 14,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.