O 8.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

Com o adiamento da publicação da adaptação de Os MaiasDom Quixote tornou-se o 8.º volume da série Clássicos da Literatura em BD, ao invés do 9.º como estava planeado.

Dom Quixote de la Mancha (Don Quijote de la Mancha em castelhano, tendo sido publicado originalmente em duas partes com os títulos El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha e Segunda parte del ingenioso caballero don Quijote de la Mancha), da autoria de Miguel de Cervantes, foi publicado originalmente em 1605 (primeira parte) e 1614 (segunda parte) pelo editor espanhol Francisco de Robles. É considerada a primeira obra que genuinamente desmitificou a tradição do cavaleiro andantes e do amor cortês devido ao seu tratamento burlesco, representando o primeiro romance moderno e o primeiro romance polifónico e tendo exercido uma enorme influência em toda a narrativa europeia. O livro e o protagonista têm sido transpostos inúmeras vezes para os mais diferentes media, do cinema à televisão, da música à banda desenhada…

A presente BD apresenta argumento adaptado dos franceses Djian e Philippe Chanoinat e ilustrações do francês David Pellet (aka Dépé), tendo sido inicialmente publicada em 2010 na série Les Incontournables de la littérature en BD da Glénat. Apesar de não ter sido reeditada em 2011 na série  Les Indispensables de la Littérature en BD da Glénat com o periódico Le Soir, foi-o na série homónima publicada entre 2013 e 2015 pelo clube do Livro France Loisirs, constando de um dos álbuns duplos. No ano seguinte, a Glénat realizou uma parceria com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu para uma nova reedição dos volumes, tendo sido acrescentados outros, totalizando a nova série 48 livros, sob a designação Les grands classiques de la littérature en bande dessinée.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Cervantes escreveu um dos romances mais aclamados da história da literatura mundial. Apaixonado pela leitura de romances de cavalaria, o fidalgo Dom Quixote acredita ser um cavaleiro andante. Montado no seu cavalo Rocinante parte à procura de histórias fantásticas, equipado com uma armadura em cartão, e levando no seu coração a amada Dulcineia. Lutará contra cavaleiros imaginários em heroicos combates e até contra moinhos de vento. Sancho Pança, o seu fiel escudeiro, irá juntar-se-lhe nesta viagem diferente e até um pouco louca. As suas improváveis aventuras levam os dois companheiros por uma viagem surpreendente através de Espanha.

Dom Quixote (baseada na obra de Miguel de Cervantes)
Djian, Philippe Chanoinat & David Pellet
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21 x 28,5 cm
ISBN: 9789896828844
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.