22 a 25 de abril de 2021.

Iniciou-se ontem o Poznański Festiwal Sztuki Komiksowej 2021, o Festival de Banda Desenhada de Poznań, na Polónia, que tem Portugal como convidado de honra na edição deste ano.

Uma das características deste Festival é que distribui gratuitamente aos visitantes zines de diversos autores, tendo o site Bandas Desenhadas colaborado na edição de 5 deles, 4 de autores portugueses e 1 de autor brasileiro.

Os interessados podem assistir a duas conversas gravadas com dois autores portugueses, estando as mesmas em português (com legendagem em polaco):

  • 24 de abril, 11h30 (hora de Portugal): Rui Pimentel (o livro de BD Fado foi recentemente publicado na Polónia pela Timof Comics)
  • 25 de abril, 12h00 (hora de Portugal): David Campos (centrando-se na BD Kassumai, publicado na Polónia pela Timof Comics em 2020)

Estas conversas vão ser transmitidas online nos seguintes locais, no horário supramencionado:

No dia 23 de abril, há ainda uma conferência académica sobre “Religião e BD”, na qual o Professor Doutor Jakub Jankowsi do Departamento de Pesquisa Interdisciplinar em Países de Língua Portuguesa do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia aborda (em polaco) o livro de banda desenhada Deserto/Nuvem de Francisco Sousa Lobo.

Neste festival, está patente uma exposição dedicada a autores portugueses, com trabalhos de David Soares & Pedro Serpa, Joana Afonso, Luís Louro, Marco Mendes, Ricardo Cabral e Rui Lacas.

Por fim, registe-se ainda que, no âmbito do Festival, é publicada a revista polaca de BD Zeszyty Komiksowe dedicada a BD portuguesa e brasileira.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.