Homem-Cão vol. 7

Homem-Cão vol. 7

Por Quem a Bola Rebola.

Sem dúvida, os personagens Capitão Cuecas, George Beard e Harold Hutchins ganharam um novo grau de popularidade a nível mundial aquando da adaptação dos livros ilustrados para a animação. Após a estreia cinematográfica de Capitão Cuecas: O Filme em 2017, a DreamWorks iniciou a produção de uma série de animação, cujas temporadas estão disponíveis no nosso país na Netflix.

A saga do Capitão Cuecas, da autoria de Dav Pilkey, um novo clássico da literatura infanto-juvenil, profusamente ilustrado, foi publicada pela Gradiva no nosso país. Inclusivamente, esta editora, para além dos 12 volumes da série original e de ter começado a relançar a série totalmente colorida, publicou também a maioria dos seus spin-offsO Extracrocante Livro de Passatempos do Capitão Cuecas 1 e O Novo Extracrocante Livro de Passatempos do Capitão Cuecas 2, para além dos anunciados passatempos no título, também contêm bandas desenhadas, para além de flip-o-ramas, autocolantes e diversas atividades. E em 2020, a Gradiva começou a editar a saga numa nova versão, totalmente a cores, cujo 2.º volume foi editado este mês.

Atendendo a que os protagonistas George e Harold escrevem e desenham bandas desenhadas, não será de admirar que alguns dos spin-offs sejam em BD, constando inclusivamente com frequência os nomes destes personagens na autoria desses volumes. A Gradiva publicou As Aventuras do Super-Bebé Fraldinha e As Aventuras de Bonk e Cronk, Homens das Cavernas do Kung-Futuro. Foram as duas primeiras graphic novels das personagens George Beard e Harold Hutchins. Trata-se, portanto, de dois livros de banda desenhada, protagonizados por personagens “criados” pelos protagonistas da série Capitão Cuecas. Desta fase, somente se encontra inédita em Portugal a segunda graphic novel do Super-Bebé Fraldinha.

Outra série de graphic novels de George e Harold é o Homem-Cão, cujo 10.º volume foi editado nos EUA em março deste ano e teve direito este mês ao seu próprio spin-off Cat Kid Comic Club. Aliás, em O Capitão Cuecas e a sensacional saga do Sr. Fedorovky, o último volume da saga original, é possível ler um pouco dos comic books do Homem-Cão publicados 20 anos no futuro, na qual o autor satiriza as (aparentes) mortes e a facilidade com que os mascarados se podem fazer passar uns pelos outros na banda desenhada de super-heróis. Em Portugal, foi a chancela Marcador da Editorial Presença que publicou os primeiros 2 volumes de Homem-Cão em novembro de 2017, seguido do 3.º volume em outubro de 2018, do 4.º volume em agosto de 2019, do 5.º volume em outubro de 2019 e do 6.º volume em novembro de 2020.

Este mês, a Marcador editou o 6.º volume, de seu título Homem-Cão: Por Quem a Bola Rebola (Dog Man: For Whom the Ball Rolls, no original). George e Harold, no 5.º ano, divertiram-se tanto a ler Por Quem os Sinos Dobram de Ernest Hemingway que tal lhes deu o mote para a 7.ª graphic novel de Homem-Cão. De regresso, estão os habituais personagens desta série, incluindo o Pequeno Petey, o qual foi introduzido no 3.º volume e se tornou um dos mais importantes da série.

Neste sétimo volume, a série continua a fazer a ponte com muitos dos elementos que popularizaram a série original e que são tanto do agrado das crianças, para além da própria banda desenhada: gadgets e invenções, o piscar de olho à BD do subgénero dos super-heróis, violência cartoonesca q.b., flip-o-oramas (animações cíclicas com base em desenhos presentes em 2 páginas, geradas pelo virar para frente e para trás de uma folha) e, claro, o humor, frequentemente repleto de nonsense, para gáudio dos leitores.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Os Supercompinchas tentam ajudar o Homem-Cão a vencer os seus maus hábitos. Mas, quando as suas obsessões se transformam em fobias, o Homem-Cão torna-se alvo de um «novo» vilão! Entretanto, Petey sai da prisão e começa uma nova vida com o Pequeno Petey. Porém, quando o pai de Petey aparece, este terá de enfrentar o seu passado para compreender a diferença entre ser bom e fazer o bem.

Dav Pilkey
Criou as suas primeiras histórias aos quadradinhos quando andava na escola primária. Em 1997, escreveu e ilustrou o seu primeiro livro para crianças, As Aventuras do Capitão Cuecas, que obteve críticas entusiásticas e foi de imediato um grande êxito de vendas – tal como os três livros seguintes da mesma série.
Dav escreveu vários outros livros ilustrados que receberam prémios, incluindo The Paperboy e a série Dumb Bunnies. Vive com o seu cão em Portland, Oregon.

Homem-Cão vol. 7: Por Quem a Bola Rebola
Dav Pilkey
Editora: Marcador
Páginas: 240, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 140 x 210 mm
ISBN: 9789897544705
PVP: 13,90€

Deixa um comentário