BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Delcourt

Atividade: 1986 – presente
Sede: Paris, França

Em março de 1986, a publicação Charlie mensuel funde-se com a Pilote, originando a revista mensal Pilote & Charlie, passando Philippe Mellot, o editor-chefe de Charlie mensuel a exercer as mesmas funções na nova revista.

Guy Delcort, que então era o editor-chefe da Pilote, decide criar a sua própria editora de banda desenhada, a Guy Delcourt Productions. O seu primeiro livro é o primeiro tomo da série Les Aventures de Fred et Bob de Olivier Vatine e Thierry Cailleteau, uma coleção de BD curtas originalmente publicadas na Pilote.

No início, a Delcourt dedica-se principalmente à publicação de traduções de material estrangeiro, republicação de obras esgotadas e publicação de álbuns coletivos. Conquistou seu primeiro sucesso, em outubro de 1986, com o álbum La Bande à Renaud, adaptação de canções de Renaud por um coletivo de autores.

Ao lecionar na École des Beaux-Arts d’Angoulême, Guy Delcourt descobre jovens talentos como Alain Ayroles, Turf, Jean-Luc Masbou, Mazan, Claire Wendling ou Stéphane Servain.

Paralelamente à edição de álbuns, entre junho de 2001 e julho de 2003, a editora publicou uma revista mensal de pré-publicação de BD, denominada Pavillon Rouge.

Entre 2001 e 2013, a Delcourt uniu-se à editora Akata para criar uma coleção de mangas sob a chancela Delcourt/Akata.

Em 2003, a Delcourt cria, em parceria com a editora Soleil, a Delsol, empresa que se ocupa da apresentação das novidades ao retalho, registo de encomendas e promoções, estando a distribuição propriamente dita a cargo da Hachette.

Em agosto de 2004, o milésimo álbum da editora é publicado.

Em abril de 2005, sob a liderança de Thierry Mornet, ex-funcionário da editora Semic, a Delcourt iniciou a publicação de comics em pontos de venda de periódicos, com diversas revistas.

Em junho de 2011, a Delcourt adquire a editora Soleil Productions.

Com o término da parceria com a Akata no final de 2013, as duas editoras separam o seu catálogo, tornando-se as publicações de manga da Delcourt a coleção Delcourt manga. Em 2014, a editora Tonkam é adquirida pela Delcourt, tornando-se na coleção Tonkam. Em 2016, as coleções de manga Delcourt manga e Tonkam fundem-se para se tornarem a coleção Delcourt/Tonkam.

Em janeiro de 2021, lançou a plataforma digital de BD coreana Verytoon. A chancela dedicada à BD coreana é denominada KBooks.

Paralelamente à banda desenhada, o Grupo Delcourt inclui ainda chancelas em prosa (La Croisée, Édtions Marchially, Les Avrils). O grupo detém também o estúdio gráfico Trait Pour Trait. No que toca a parcerias, em conjunto com o Grupo Brassart, criou em 2014 a Académie Brassart-Delcourt, escola parisiense exclusivamente dedicada à BD. Tem ainda parcerias com as revistas La Revue Dessinée e Topo.

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Séries

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.