A estreia da segunda parte da 6.ª temporada.

No dia 3 de maio, estreia em Portugal a segunda parte da sexta temporada de Fear the Walking Dead. Esta dá-se às 22h10 no canal AMC. Sendo o primeiro spin-off da série televisiva The Walking Dead é o único spin-off, até ao momento, com personagens extraídas da banda desenhada que lhe deu origem.

Recorde-se que, em 2003, a Image iniciou a publicação de uma série de banda desenhada escrita por Robert Kirkman e desenhada por Tony Moore. A preto e branco, a BD centrava-se num xerife de Kentucky que acordava de um coma para se encontrar num cenário de apocalipse zombie. No sétimo número, Charlie Adlard passa a assumir o desenho. E assim se iniciou a história do fenómeno de culto que originou a franchise de The Walking Dead, com direito a romances, jogos de tabuleiro, videojogos e outros produtos. A série de BD terminou em 2019, com um total de 193 números publicados.

Os primeiros 84 números da série de BD foram editados em Portugal pela Devir até agosto de 2016, altura em que suspendeu a sua publicação. Com as devidas adaptações e alterações de enredo, geralmente aprovadas pelo próprio Kirkman, a série televisiva homónima já teve direito a 10 temporadas com um total de 177 episódios, estando a estreia da 11.ª e última temporada planeada para 22 de agosto deste ano.

Paralelamente, Kirkman e Dave Erickson criaram uma segunda série baseada no universo de The Walking Dead, cujos eventos da primeira e segunda temporadas eram cronologicamente anteriores aos narrados na BD e série televisiva, com um conjunto de personagens totalmente novo. A prequela Fear The Walking Dead seguia o percurso de uma família disfuncional desde os primeiros dias da epidemia e dos diferentes companheiros que iam tendo, desde a Califórnia ao México.

Após 3 temporadas sem nenhuma relação direta com a BD nem a série televisiva, a 4.ª temporada alterou tal ao introduzir um personagem na série retirado do primeiro número da série de BD e do primeiro episódio da série televisiva The Walking Dead, Morgan Jones. Morgan viria a desaparecer e reaparecer nas séries de BD e televisão mais do que uma vez. Após breves aparições na 3.ª e 5.ª temporada, Morgan regressou definitivamente à série na 6.ª temporada de The Walking Dead, tendo encerrado (provisoriamente?) a sua participação com a 8.ª temporada.

Para o espetador, foi a transição de Morgan de uma série para a outra a força-motriz para que o início da 4.ª temporada de Fear The Walking Dead avançasse cronologicamente para o final da 8.ª temporada da série-mãe (registe-se que os últimos acontecimentos da 3.ª temporada de Fear… coincidiram com o final da 1.ª temporada de TWD). Obviamente, este crossover não existe na banda desenhada – nenhum dos personagens originais de Fear… existe na BD -, permitindo um desenvolvimento do personagem na TV que não coincide com a BD, como tem acontecido com outros personagens.

Após as insistentes solicitações dos fãs para um crossover entre as duas séries, esta foi a oportunidade não só para introduzir um personagem da série-mãe (e da BD) na (ex-)prequela, como ainda surgirem no primeiro episódio da 4.ª temporada de Fear The Walking Dead outros personagens da série-mãe e da BD, completando, deste modo, o ciclo entre os dois media

A presença de Morgan na 4.ª temporada de Fear the Walking Dead tornou-se um dos pilares desta série, como os espetadores têm observado ao longo destas 3 temporadas. Com a 5.ª temporada chegou mais um personagem da BD à série, Dwight, também ele proveniente da série televisiva original. E na 1.ª parte da 6.ª temporada, chegou a sua mulher, Sherry, também ela uma personagem da BD e da série de TV The Walking Dead.

A segunda parte da sexta temporada, que agora estreia com um duplo episódio, é composta por 9 episódios. Neles, Morgan intensifica o seu esforço por libertar os restantes membros do grupo das garras dos Pioneers e Virginia desespera por encontrar Dakota, a sua irmã, e proteger as povoações de ameaças de dentro e fora das muralhas. A segunda metade da sexta temporada mostra o impacto que a vida sob o controlo de Virginia teve em cada membro do grupo; um grupo que chegou a considerar-se família. Novas alianças serão formadas, relações serão destruídas e algumas fidelidades serão alteradas para sempre. Quando todos tiverem que tomar partido, descobrirão o significado de “o final é o princípio”. 

O elenco conta com Lennie James, Alycia Debnam-Carey, Maggie Grace, Colman Domingo, Danay Garcia, Garret Dillahunt, Austin Amelio, Mo Collins, Alexa Nisenson, Karen David, Colby Hollman, Zoe Colletti, Jenna Elfman e Rubén Blades.

Esta segunda parte conta com três novas personagens, desempenhados por John Glover (The Good Wife, Smallville, Scrooged), Nick Stahl (Carnivàle, Terminator 3: Rise of the Machines, Sin City) e Keith Carradine (Madam Secretary, Fargo, Deadwood).

Veja o trailer:

Entretanto, a série Fear The Walking Dead já foi renovada para uma 7.ª temporada, cuja estreia está planeada para o final de 2021.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.