BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Michäel Le Galli

Pseudónimo de: Michäel Le Gall
Nascimento: 1969
Naturalidade: Finistère, França
Outro Pseudónimo: Noirgaley

Durante os seus estudos em etnologia, decide tornar-se argumentista de banda desenhada. O argumentista francês Dieter, que conhece no festival Quais des Bulles, ensina-lhe as bases do ofício. Finalizados os estudos, decide dedicar-se à BD a tempo inteiro, trabalhando a técnica narrativa com o argumentista francês David Chauvel.

As suas primeiras contribuições para a banda desenhada dão-se em 3 álbuns coletivos publicados pela Petit à Petit entre 2001 e 2002, nomeadamente Édith Piaf en bandes dessinées (com Marie Jaffredo), Contes de Maupassant en bandes dessinées (com Julien Lamanda) e Poèmes de Victor Hugo en bandes dessinées (com Gwendal Lemercier e Obion).

Tendo conhecido Emmanuel Michalak em 1999, o primeiro álbum (de quatro) da série  Les cercles d’Akamoth, da autoria deste duo, é lançado pela Delcourt em 2003. Entre 2004 e 2005, é editado o díptico Les Démons de Marie com Marie Jaffredo pela editora Carabas. Na Delcourt, inicia a série Watch com Luca Erbetta em 2006 (que tem direito a 6 volumes), participa no álbum coletivo Paroles Sans Papiers em 2007 e publica Sept Guerrières com Francis Manapul em 2008 e La Guerres des OGM com Mike em 2009.

Em 2010, é publicada a BD infantojuvenil Ananké com Erwin Madrid pela Delcourt, no qual usa o pseudónimo Noirgaley. Entre 2010 e 2011, surge o díptico medieval Le Sang des Bâtisseurs novamente com Jaffredo, publicado pela Vents d’Ouest. Em 2012, a Delcourt edita Bachtalo, ilustrado por Arnaud Bétend, e a Casterman edita Isane com Xavier Besse.

Em 2014, edita dois álbuns pela Glénat. Por um lado, coescreve com Chauvel Alexandre – L’épopée, com desenhos de Gildas Java. Por outro, é o argumentista do primeiro álbum da série Operação Overlord, desenhado por Davide Fabbri. No mesmo ano, a Vents d’Ouest edita Les Damnés de Paris, ilustrado novamente por Jaffredo, seguindo-se em 2015 J’ai tué: François-Ferdinand, Archiduc d’Autriche com Héloret na mesma editora.

Novamente com Mike, entre 2015 e 2018, edita a série de fantasia sombria em 3 volumes Naragam, editada pela Delcourt. Para a Glénat, escreve Édouard Manet & Berthe Morisot (2017), ilustrada por Jaffredo, e a trilogia L’odyssée de Fei Wong (2018-2019) com Cristiano Crescenzi.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Operação Overlord
  1. Sainte-Mère-ÉgliseASA, 2020

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.