BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Davide Fabbri

Nascimento: 27 de julho de 1964
Naturalidade: Itália

Para além do desenho, Davide Fabbri tem no seu currículo trabalhos como arte-finalista, colorista, ilustrador de capas e, inclusivamente, o argumento de uma BD curta na antologia 9-11: Artists Respond, Volume One (coeditada pela Dark Horse, Chaos e Image).

Inicia a sua carreira em 1989 em revistas de BD italianas, tendo posteriormente trabalhado para os EUA em Mutant Chronicles da Acclaim Comics e na revista Heavy Metal.

Em 1996, começa a trabalhar para a Dark Horse. Nesta editora, desenha séries de Starship Troopers, Star Wars e Xena, bem como a adaptação do filme O Planeta dos Macacos (2001). Após Aliens vs Predator: Sand Trap (Dark Horse) e Paolo Parente’s Dust (Image) em 2007, desenha a minissérie Brothers in Arms para a Dymanite, escrita por Mike Neumann, tendo colaborado também no enredo.

Em 2009, colabora pela primeira vez com a Wildstorm com Red Faction: Guerrilla Book #1 A Fire On Mars. Segue-se Dust Wars na Image e Victorian Undead novamente na Wildstorm. Para a DC Comics, cria uma curta história do Batman relacionada com o videojogo Batman: Arkham City.

Em 2014, inicia a colaboração com a francesa Glénat para a produção da série Operação Overlord. A maioria dos 6 volumes são desenhados por si, exceto dois, desenhados por Christian Dalla Vecchia, nos quais Fabbri realizou o storyboard.

Entre 2017 e 2018, desenha a série Hellblazer para a DC Comics. Em 2019, a Sergio Bonelli Editore publica em Itália Lo Sconosciuto, Le nuove avventure: Le luci dell’Ovest.

Em Portugal, Fabbri tem publicado uma porção do seu trabalho em Star Wars na coleção Comics Star Wars da Planeta DeAgostini, bem como a série Operação Overlord.

Obras publicadas em Portugal

Séries

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.