O Banquete, o aguardado décimo volume.

Desde 2013, que não era publicado no nosso país nenhum volume inédito da série de banda desenhada Murena. Na verdade, se o 9.º volume foi publicado em Portugal no mesmo ano que no mercado francófono, o volume seguinte, O Banquete, originalmente publicado pela francesa Dargaud em 3 de novembro de 2017, demorou quase 4 anos a ser editado em terras lusas.

Com argumento de Jean Dufaux, o criador da série, é com este número (tal como sucede também no volume seguinte, Lemuria, publicado o ano passado no mercado franco-belga) que o italiano Theo (pseudónimo de Theo Caneschi) assume o desenho, ao invés do belga Phillipe Dellaby, falecido a 28 de janeiro de 2014.

Para uma análise do traço de Theo, uma eventual comparação com Dellaby e uma contextualização de todo Terceiro Ciclo da série, pode ser lido aqui um artigo de fundo sobre este ciclo, no qual se realiza também a crítica à banda desenhada O Banquete, finalmente publicada no nosso país.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Série histórica com a Roma Antiga como pano de fundo. A ação desenrola-se no século I d.C., inicialmente sob o reinado do imperador Cláudio e, depois, sob o de Nero. Cláudio manifesta remorsos por ter negligenciado o seu filho biológico Britânico em favor do seu filho adotivo Nero. Além disso, mostra-se arrependido por ter casado com Agripina e tenciona repudiá-la para desposar a sua amante Lólia Paulina. Perante esta dupla ameaça, a imperatriz conspira para assassinar a sua rival, contando para o efeito com o acordo tácito de Nero, que é amigo de Lúcio Murena, filho de Lólia Paulina e herói homónimo da série. A série traça justamente um paralelismo entre a história de Nero e a de Lúcio Murena, que tendem, ambos, progressivamente para a loucura. Na sequência do assassinato de Cláudio, Nero sobe ao trono. Por sua vez, Britânico morre em circunstâncias pouco claras, o que desencadeia rumores que atribuem esta nova morte ao próprio Nero, que entretanto se vê consumido pela loucura, seja ela real ou imaginada. É através destes episódios que a série retrata a forma como Nero mergulha numa crueldade por vezes extrema, fruto de circunstâncias diversas, a que não é alheio um perigoso jogo de manipulação e de vingança…
Para tentar pôr fim ao massacre dos cristãos, injustamente acusados de terem provocado o incêndio de Roma, Lúcio Murena reaproxima-se de Nero. Mas esta reaproximação vai despertar velhas e novas invejas, colocando Murena no centro de um terrível complô…

Murena vol. 10: O Banquete
Jean Dufaux, Theo
Editora: ASA
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 22,7 x 29,7 cm
ISBN: 9789892350509
PVP: 16,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.