Quando estar na fila até pode ser divertido.

Na Fila para a Arca é a mais recente sugestão de leitura para os mais pequeninos por parte da editora Kalandraka. Os autores Antonis Papatheodoulou e Iris Samartzi, vencedores da edição IX do Prémio Internacional Compostela de Álbum Ilustrado com Uma última carta, apresentam-nos a história da arca que se prepara para “salvar” um casal de animais de cada espécie de um iminente dilúvio!

Trata-se de uma história muito divertida em que seguimos dois ratinhos na sua caminhada até entrarem na arca, onde se cruzam que vários animais que se encontram na fila. Na verdade, toda a história não passa de um grande mal-entendido com uma grande surpresa no seu final. Um álbum muito bem ilustrado, que transborda alegria e animação, sendo as suas últimas páginas desdobráveis (o efeito surpresa funciona perfeitamente com os mais pequenitos), tudo isto num formato deveras atractivo.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Dois ratos encontram-se com diferentes pares de animais, a quem ouvem falar da Arca de Noé e da sua história: o anúncio do dilúvio, a inundação do planeta, a construção da embarcação… E os ratitos lá vão avançando pelo meio de ursos, rinocerontes, girafas, borboletas, pelicanos, crocodilos… cada vez mais confusos, entre a incredulidade e a angústia, sobretudo a partir do instante em começam a cair as primeiras gotas de chuva e até ao momento em que acabam por descobrir o verdadeiro contexto da situação…
«Na fila para a Arca» é uma homenagem ao teatro onde, com uma boa dose de humor, se joga com os duplos sentidos e com a torrente de sensações provocadas por um simples mal-entendido.

Antonis Papatheodoulou (Atenas, Grécia, 1977)

Estudou Animação e Língua e Cultura Espanhola na Universidade Aberta da Grécia. Publicou mais de 40 livros infantis. Recebeu o Prémio de Livro Infantil da revista Diavaso em 2011; o Prémio Nacional Grego de Livro Ilustrado em 2011 e 2012, este último com uma obra ilustrada por Iris Samartzi; e o Prémio de Livro Ilustrado da secção grega do IBBY. Quatro títulos da sua autoria figuram na lista The White Ravens.

Iris Samartzi (Atenas, Grécia, 1979)

Estudou Desenho Gráfico e Arte. É ilustradora de livros infantis e professora de desenho no pré-escolar. Recebeu, entre outros, o Prémio Nacional de Livro Ilustrado da delegação grega da IBBY em 2012, com um livro cujo texto foi assinado por Anthonis Papatheodoulou, galardão que repetiu em 2015. É, ainda, uma das autoras incluídas na Lista de Honra IBBY 2015.

Na Fila para a Arca
Antonis Papatheodoulou & Iris Samartzi
Editora: Kalandraka
Páginas: 36, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 165 x 300 mm
ISBN: 978-989-749-141-2
PVP: 15,00€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.