Distribuídos no Festival de BD de Poznań.

Como anunciámos, entre 22 e 25 de abril, decorreu o Poznański Festiwal Sztuki Komiksowej 2021, ou seja, o Festival de Banda Desenhada de Poznań (Polónia), que teve Portugal como convidado de honra na edição deste ano. Para os que desejam saber mais sobre o festival e ver imagens do mesmo, convidamos a ver a (foto)reportagem do evento.

Como foi descrito, durante o festival foram disponibilizados 4 zines de autores portugueses e 1 zine de autor brasileiro, nos quais o Bandas Desenhadas teve o prazer de colaborar.

De entre os webcomics publicados no nosso site, o Professor Doutor Jakub Jankowsi do Departamento de Pesquisa Interdisciplinar em Países de Língua Portuguesa do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia realizou a seleção de 5 bandas desenhadas que poderiam ser convertidas em 5 zines de poucas páginas. Como explicado na reportagem por nós publicada, estes zines foram oferecidos aos visitantes do festival, numa ação que mimetiza o Free Comic Book Day norte-americano.

Contactados os 5 autores, todos aderiram à iniciativa. Para além de se ter utilizado material adequado à impressão (distinto do publicado online), as biografias dos autores publicadas no nosso site foram traduzidas para polaco por Jankowski, bem como as 3 BD em português (mantendo-se as 2 BD em língua inglesa nessa língua), realizando-se ainda uma repaginação de uma das bandas desenhadas.

Deste modo, foram concebidos os seguintes zines, ordenados alfabeticamente por autor:

  • Ana Ribeiro – Where Is My Mind?
  • Daniela Barros – Zegar bez Wskazówki (O Relógio Sem Ponteiro, em português)
  • Francisco Sousa Lobo – The Living
  • Liliana Maia – Carlos (Entre o Campo e a Cidade, em português)
  • Marcello Quintanilha – Wola (Arbítrio, em português)

Aproveitamos para agradecer publicamente esta dádiva aos criadores das respetivas bandas desenhadas e salutar o trabalho voluntário de todos os envolvidos na produção destes 5 zines que, deste modo, permitiram divulgar BD portuguesa (e brasileira) na Polónia, de uma forma desinteressada (leia-se, sem fins lucrativos) e muito interessante.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.