BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Jerry Scott

Nascimento: 2 de maio de 1955
Naturalidade: South Bend, Indiana, EUA

Iniciou a sua carreira na banda desenhada na década de 1970, com cartoons publicados em diferentes revistas, tendo a Saturday Evening Post sido a primeira a ver publicado um trabalho seu.

Em 1983, após o falecimento de Mark Lasky, sucedeu-lhe na tira Nancy (criada por Ernie Bushmiller), tornando-se deste modo o 4.º autor da tira, até 1995. Scott modernizou a tira, tendo-lhe sucedido Guy e Brad Gilchrist ao fim de 12 anos.

No final dos anos 80, conheceu Rick Kirkman e criaram em conjunto a tira Baby Blues. Tendo começado a ser publicada em 1990, baseia-se no quotidiano da família norte-americana com pequenas crianças. Kirkman desenha a tira, cabendo a Scott o argumento. A tira vem a ser publicada em mais de 1000 periódicos um pouco por todo o mundo e é compilada em livros.

Em 1996, decidiu criar uma tira sobre uma família com um filho adolescente. Com os desenhos de Jim Borgman, Zits estreou em 1997, sendo distribuída pela King Features Syndicate. Também atinge enorme sucesso, publicada em mais de 1000 periódicos mundialmente e coligidas em livros.

Entre os diversos prémios com que foi galardoado, incluem-se o National Cartoonists Society’s Silver Reuben Award for Best Comic Strip of the Year (1995, 1998 e 1999), a Adamson Statuette (Suécia), o Max & Moritz Prize (Alemanha) e o National Cartoonists Society’s Reuben Award for Outstanding Cartoonist of the Year (2001).

Obras publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.