ERP Portugal publica banda desenhada no seu aniversário.

A empresa European Recycling Plataform (ERP) foi criada em 2002 pela Hewlett-Packard, Electrolux, Sony e Procter & Gamble, em resposta às diretivas da União Europeia sobre os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e sobre pilhas e acumuladores. Em 2014, foi adquirida pela empresa alemã de reciclagem de embalagens Landbell, fundada em 1995. Como resultado, o Landbell Group expandiu os seus serviços para 15 países, tornando-se a única empresa pan-europeia a gerir esses 3 tipos de resíduos, organizando o processo de recolha e logística dos mesmos e servindo de interface entre os produtores e a indústria de gestão de resíduos. Desde 2014, o Landbell Group tem adquirido mais empresas, bem como participações em outras. Atualmente, a ERP está presente em 29 países.

No que toca à ERP Portugal, trabalha diretamente com mais de 800 empresas que colocam equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e acumuladores no mercado nacional, disponibilizando ainda mais de 6000 pontos de recolha destes resíduos, em todo o país.

Por ocasião do seu 16.º aniversário, a ERP Portugal aposta na sensibilização e educação ambiental dirigida aos mais novos, com o lançamento da banda desenhada Equipa dos REEE & Companhia – Missão: Aprender a Transformar o Futuro. A BD tem por fim explicar de forma pedagógica e divertida a sustentabilidade, nomeadamente como garantir a reciclagem dos elétricos e eletrónicos, pilhas e baterias que já não funcionam, processo para o qual a participação de todos os cidadãos é essencial.

Esta BD recupera uma das ferramentas de educação ambiental da ERP Portugal, que remonta a 2008, desta feita com uma abordagem mais moderna e novos personagens. Esta peça tem como principais destinatários os estabelecimentos escolares e/ou outras unidades de educação ambiental e estará disponível gratuitamente em iniciativas da entidade gestora, tais como a campanha Geração Depositrão.

“Para a ERP Portugal é importante perceber que a mensagem chega às pessoas e esta nova edição da nossa banda desenhada é, apenas, uma pequena celebração deste percurso que aliamos ao nosso objetivo de educar crianças e jovens para a sustentabilidade e viabilidade do futuro do nosso planeta”, refere Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal. “Agradecemos o esforço de todas empresas, operadores de gestão de resíduos, recicladores, parceiros e, acima de tudo, dos Portugueses que têm participado ativamente, entregando os seus resíduos nos locais adequados! Contamos convosco para celebrarmos por muitos mais anos a vida do nosso Planeta!”

SOBRE O AUTOR |

BD +
BD +
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.