O 9.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

Com o adiamento da publicação da adaptação de Os MaiasNotre-Dame de Paris tornou-se o 9.º volume da série Clássicos da Literatura em BD, ao invés do 10.º como estava planeado.

Notre-Dame de Paris, também conhecido por O Corcunda de Notre-Dame, é um romance histórico do escritor francês Victor Hugo, tendo sido publicado pela primeira vez em 1831, pelo editor Charles Gosselin. O título é uma referência à famosa catedral parisiense, um dos principais locais deste romance, passado em 1482. O livro tem sido transpostos inúmeras vezes para os mais diferentes media, da ópera, ballet, musical e teatro ao cinema, televisão ou à banda desenhada…

A presente BD apresenta argumento adaptado do francês Claude Carré e ilustrações do francês Jean-Marie Michaud, tendo sido inicialmente publicada em 2010 na série Les Incontournables de la littérature en BD da Glénat. Dezasseis destes álbuns foram reeditados em 2011 pela Glénat com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, tendo sido distribuídos nos pontos de venda de periódicos com o periódico Le Soir. A série de 30 álbuns, novamente com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, conheceu nova edição parcial entre 2013 e 2015 pelo clube do livro France Loisirs, tendo sido publicados 12 álbuns duplos. No ano seguinte, a Glénat realizou uma parceria com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu para uma nova reedição dos volumes, tendo sido acrescentados outros, totalizando a nova série 48 livros, sob a designação Les grands classiques de la littérature en bande dessinée.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Primeiro romance de Victor Hugo, publicado em 1831, na linha do autor escocês Walter Scott, então muito em voga em França, Notre-Dame de Paris relata o destino trágico de uma jovem cigana, Esmeralda, na Paris medieval do século XV. Vítima do amor apaixonado que inspira a três homens – Quasimodo, o sineiro corcunda, o infame arquidiácono Claude Frollo, e o jovem capitão da guarda Phoebus de Châteaupers – Esmeralda encarna o heroísmo romântico que impregna toda a obra do célebre escritor francês.

Notre-Dame de Paris (baseada na obra de Victor Hugo)
Claude Carré, Jean-Marie Michaud
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21 x 28,5 cm
ISBN: 9789896828851
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.