Ascender 1

Ascender 1

A Galáxia Assombrada.

A série Descender, com argumento de Jeff Lemire e ilustrações de Dustin Nguyen, foi galardoada na categoria de Melhor Série nos Prémios Bandas Desenhadas 2020, tendo a editora G. Floy publicado-a no nosso país integralmente.

Nos EUA, após o término de Descender em julho de 2018, foi anunciado o lançamento da série Ascender, dos mesmos autores, cujo primeiro número foi publicado no dia 24 de abril de 2019. Tal como Descender, esta nova série iniciou-se com periodicidade mensal, mas apresenta ocasionalmente alguns hiatos. Ascender prossegue a odisseia transcendental de Descender, tendo lugar uma década após o desfecho de Descender e tendo como protagonista uma rapariga chamada Mila, deixando o género principal deste épico de ser a ficção científica para se focar na fantasia.

Em Portugal, no dia 2 de junho, é distribuído o primeiro volume de Ascender, intitulado A Galáxia Assombrada, novamente publicado pela G. Floy. Este volume compila os primeiros 5 números da revista, originalmente editados pela Image entre 24 de abril e 28 de agosto de 2019, tendo sido pela primeira vez reunidos em livro em 23 de outubro daquele ano.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Passou-se uma década desde os eventos da série Descender. Tudo mudou desde então. A magia destronou as máquinas, e as regras são agora bem diferentes. Mila, a filha de Andy e Effie, passa os dias a explorar as florestas do planeta Sampson, tentando manter-se a salvo dos discípulos malignos da toda-poderosa bruxa vampira conhecida como Mãe. Mas, tal como os pais, Mila não joga segundo as regras, e, assim que surge um certo amigo robótico do pai dela, tudo acaba virado do avesso.

Jeff Lemire é um autor best-seller do New York Times, que construiu uma carreira como argumentista e ilustrador de bandas desenhadas de sucesso como Essex County, The Underwater Welder, Sweet Tooth, Trillium e Roughneck, e como um dos populares argumentistas de comics das grandes editoras americanas, como Extraordinary X-Men, Green Arrow, Animal Man ou Hawkeye, para a Marvel e DC Comics. Jeff Lemire ganhou em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, que premeia o melhor artista de BD canadiano. Recebeu também o Doug Wright Award for Best Emerging Talent e o Alex Award, atribuído pela American Library Association, que reconhece os melhores livros para adultos que apelem também a adolescentes. Venceu por duas vezes o prémio Eisner para Melhor Nova Série, em 2017 com a sua série de super-heróis Black Hammer e, em 2019, com a série de terror Gideon Falls. Em 2010, a BD Essex County foi a primeira banda desenhada a ser incluída no concurso Canada Reads, e chegou ao top cinco, vencendo a Escolha do Público dos Romances Canadianos Essenciais da Década. Essex County está atualmente a ser desenvolvida como uma série de TV para a CBC, com Jeff Lemire como produtor executivo. Jeff Lemire vive em Toronto com a sua mulher e filho.

Dustin Nguyen é outro artista de comics best-seller dos EUA, conhecido por obras como Wildcats version 3.0, The Authority Revolution, Batman, Superman/Batman, Detective Comics, Batgirl e Batman: Streets of Gotham. Também foi coargumentista (e desenhador) de Justice League Beyond, ilustrou o volume American Vampire: Lord of Nightmares, em colaboração com o escritor Scott Snyder, e foi cocriador da série juvenil da DC Batman: Lil’Gotham, que ele próprio escreveu com Derek Fridolfs. Para além de ter ilustrado quase todas as capas das suas próprias bandas desenhadas, , é um dos mais requisitados artistas atuais de capas para as grandes editoras americanas, como DC, Marvel, Dark Horse, Boom, IDW e Image Comics, podendo a sua arte ser vista, por exemplo, em capas de Batman BeyondBatgirlJustice League: Generation LostSupernatural e Friday the 13th. Com Descendera BD de que é cocriador em conjunto com Jeff Lemire, publicado pela Image Comics, Dustin Nguyen venceu por duas vezes o Prémio Eisner para Melhor Arte Pintada (em 2015 e 2019). Presentemente, desenha também Ascender, a sua sequela. Para além dos comics, Dustin também trabalha por vezes como artista conceptual para brinquedos e produtos de consumo vários, jogos e animação. Gosta de dormir, de conduzir, e de desenhar coisas que aprecia.

Ascender vol. 1: A Galáxia Assombrada
Jeff Lemire, Dustin Nguyen
Editora: G. Floy
Páginas: 136, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 18 x 27,5 cm
ISBN: 978-83-66589-39-1
PVP: €15

Deixa um comentário