por André Azevedo

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

O Abismo Negro

Título original: The Black Hole (Whitman)
País: EUA
Datas de publicação: 1979-1981
Editora: Whitman Comics (Western Publishing) et al.
Total de bandas desenhadas: 5 (2 delas inéditas nos EUA)

A primeira história da série de BD The Black Hole é precisamente a adaptação do filme homónimo realizado por Gary Nelson e produzido pela Walt Disney Productions em 1979. A BD conta com argumento de Mary Carey e desenhos de Dan Spiegle, tendo sido publicada pela editora Western Publishing em três títulos diferentes de três selos diferentes – Golden Press, Gold Key e Whitman. Em 1979, através do selo Golden Press, publicou The Black Hole, um álbum especial de 48 páginas. Esta adaptação foi republicada em Janeiro de 1980 no último número, o 54, do título Walt Disney Showcase, pela Gold Key, em formato comic.

Entre Março e Setembro de 1980, a Whitman publicou quatro números da série The Black Hole, cujos dois primeiros publicaram, um vez mais, em 24 páginas cada, a adaptação do filme e os dois últimos a continuação da narrativa com argumentos de Michael Teitelbaum, e acrescentando Beyond… ao título nas capas. O quarto número (com a BD “The Virlights”) apenas foi distribuído pela Whitman nos EUA em pre-packs. No entanto, essa BD foi editada em diferentes países em publicações dedicadas ao filme (como a Alemanha, Dinamarca, Reino Unido ou Suécia) ou em revistas da linha Disney (como o Brasil e o México).

Foram ainda produzidas duas bandas desenhadas para o quinto e sexto números, mas não viriam a ser publicadas nem na série norte-americana nem em nenhuma outra nos EUA. No entanto, foram publicadas em 1981 em diversos países, como o Brasil (com os títulos “O Campeão Prometido” e “A Volta de Reinhardt”), México e Alemanha, fosse em revistas da linha Disney (como o Brasil e México), fosse na série dedicada ao filme (como a Alemanha).

Em 1980, a editora Publicações Europa-América fez uma série de lançamentos alusivos à estreia nos cinemas nacionais a 19 de Dezembro de O Abismo Negro (título português de The Black Hole). Uma adaptação literária do filme por Alan Dean Foster, álbuns para colorir, jogos da Majora e os três números da série de BD O Abismo Negro, fizeram parte da estratégia. A série portuguesa de BD, intitulada O Abismo Negro, republica apenas os três primeiros números da série da Whitman, com as mesmas capas. As publicações apresentam-se a cores, com dimensões de 24,5 x 17 cm e 36 páginas cada, com um preço de capa de 25$00.

Registe-se que a BD que adapta o filme, presente nesta série, não deve ser confundida com a BD publicada em Walt Disney’s Treasury of Classic Tales, uma série dominical publicada em jornais que, de Julho de 1952 a Fevereiro de 1987, adaptou diversos filmes da Disney, incluindo The Black Hole. Durante 26 semanas, entre 2 de Setembro de 1979 e 24 de Fevereiro de 1980, The Black Hole foi adaptado por Carl Fallberg no argumento, Jack Kirby nos desenhos e Mike Royer na arte-final. Essa BD encontra-se inédita no nosso país.

Publicações em Portugal:

Número: 1
Título originalThe Black Hole
Argumento: Mary Carey
Desenho: Dan Spiegle
Data da publicação original: Março de 1980 (2.ª republicação da BD originalmente publicada no álbum The Black Hole em 1979)
Título traduzido: O Abismo Negro
Editora nacional: Publicações Europa-América
Data da edição nacional: 1980
Nota: primeira parte da BD com o código W WDS  54-01

Número: 2
Título originalThe Black Hole
Argumento: Mary Carey
Desenho: Dan Spiegle
Data da publicação original: Maio de 1980 (2.ª republicação da BD originalmente publicada no álbum The Black Hole em 1979)
Título traduzido: O Abismo Negro
Editora nacional: Publicações Europa-América
Data da edição nacional: 1980
Nota: segunda e última parte da BD com o código W WDS  54-01

Número: 3
Título originalBeyond the Black Hole
Argumento: Michael Teitelbaum
Desenho: Al McWilliams
Data da publicação original: Julho de 1980
Título traduzido: O Outro Lado do Abismo Negro
Editora nacional: Publicações Europa-América
Data da edição nacional: 1980
Nota: código W BH 3-01

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

BD +
BD +
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.