Melhores cartoons do ano de volta a Vila Franca de Xira

A Cartoon Xira está de regresso ao Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, de 5 junho a 29 agosto de 2021. A exposição, novamente comissariada pelo cartoonista vilafranquense António Antunes, traça a retrospectiva do ano anterior através dos melhores cartoons publicados em 2020. Reunindo alguns dos melhores trabalhos dos cartoonistas portugueses Vasco Gargalo, André Carrilho, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Nuno Saraiva e, pela primeira vez, o cartoonista João Fazenda.

Nesta edição o convidado internacional é Ross Thomson, cartoonista escocês com uma longa e prestigiada carreira, os seus desenhos cheios de cor e bom humor prometem estimular o pensamento crítico e leve de quem visite esta mostra expositiva. Nos últimos anos tem vindo a participar em concursos de cartoons, tendo conquistado mais de 100 prémios e distinções.

Desenhos humorísticos de Michael Kountouris

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia em 2021, a Câmara Municipal de Vila Franca apresenta a Exposição “Europa à Vista?”, na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira.

Esta mostra expositiva é composta por 100 desenhos do cartoonista grego Michael Kountouris, a par com a realização da edição deste ano da Cartoon Xira, que marca a actualidade e a reflexão sobre a UE dos nossos dias, abordando temas como o brexit, a imigração, as alterações climáticas ou a economia, para além da necessidade premente de definir e implementar estratégias consertadas de combate à pandemia de Covid-19.

Michael Kountouris já conta com uma carreira com mais de 30 anos, tendo sido muitas vezes premiado através dos desenhos humorísticos.

Todas as exposições têm entrada livre e limitada de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.