Os cartoons de Ross Thomson.

A chancela editorial Documenta, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, edita o álbum Rosstoons, de Ross Thomson, o artista internacional convidado da 22.ª edição da Cartoon Xira, que está patente entre 5 de junho e 29 de agosto de 2021 no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira.

Ross Thomson é um cartoonista escocês com uma longa e prestigiada carreira. Nos últimos anos tem vindo a participar em concursos de cartoons, tendo conquistado mais de 100 prémios e distinções. Algum desse trabalho encontra-se compilado nesta antologia dedicada ao autor.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Defensor do gag visual que não exige palavras e traduções, os seus cartoons atraem um público global.
“Desde 2008 que a Cartoon Xira conta com a presença de um convidado internacional, a qual acrescenta ainda mais valor a esta grande Exposição dedicada ao desenho humorístico. Nesta edição de 2021 damos calorosas boas-vindas ao cartoonista Ross Thomson, um artista do Reino Unido cuja presença em Vila Franca de Xira vem provar que a criatividade e a cultura não conhecem fronteiras.” – Alberto Mesquita

Ross Thomson, cartoonista e ilustrador, é conhecido profissionalmente por Ross. As suas obras já apareceram em publicações como Reader’s DigestPlayboyPrivate Eye London Times, livros infantis, campanhas publicitárias, anúncios de TV e numa tira chamada «Hoff of Heybridge Heath» no Saturday Times. Nascido em Hawick, Escócia, em 1938, frequentou o Edinburgh College of Art, onde se formou em Artes Gráficas. Mudou-se para Londres para trabalhar como diretor de uma agência de publicidade, onde ocasionalmente criava cartoons para anúncios. Um colega australiano, Michel Aitchison, que veio a tornar-se cartoonista residente no Adelaide Advertiser, sugeriu-lhe o envio de alguns cartoons à Punch, a revista humorística mais importante da época, fundada em 1841, e, em 1968, Ross assinou a sua primeira capa da Punch. Um convite de Skopje, na então Jugoslávia, no início dos anos 70, abriu as portas para o universo dos festivais, prémios, viagens internacionais e encontros com cartoonistas de todo o mundo. Ross deixou então a publicidade para se tornar cartoonista freelance, ganhando mais de 100 prémios em inúmeros festivais. Entretanto, integrou júris de vários Festivais de Cartoon: Skopje, Macedónia; Knokke Heist, Bélgica; Kruishoutem, Bélgica; Bursa, Turquia; Haifa, Israel; Marostica, Itália; Anatolia, Turquia; Caldas da Rainha, Portugal. Realizou exposições individuais em Ancara, Turquia, 2002; Daejeon, Coreia do Sul, 2005; Gabrovo, Bulgária, 2006; Kruishoutem, Bélgica, 2011; Marostica, Itália, 2013; St Just le Martel, França, 2018; Vila Franca de Xira, Portugal, 2021. Defensor do gag visual que não exige palavras e traduções, os seus cartoons atraem um público global.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.