BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Alix Senator

Título original: Alix Senator
Argumento: Valérie Mangin
Desenho: Thierry Démarez
Datas de publicação: setembro de 2012 – presente
Edição original: Casterman
País: Bélgica

Alix foi criado em 1948 por Jacques Martin para a revista Tintin. Em 2012, os franceses Valérie Mangin (argumento) e Thierry Démarez (desenho) criam a série spin-off Alix Senator, publicada pela editora belga Casterman.

As novas aventuras de Alix decorrem trinta anos após a série clássica. O jovem gaulês já não é tão jovem pois tem agora mais de cinquenta anos. Tem um filho, Tito, e um filho adoptivo, Khephren, que é na verdade filho de Enak, o melhor amigo de Alix que está desaparecido.

A série começa no ano 12 a. C.. A República já não passa de uma memória e à frente dos destinos de Roma está o primeiro imperador, César Augusto, que é também amigo de Alix.

Por sua vez, Alix ocupa agora a prestigiante posição de senador do Império, o que lhe garante um poder que nunca havia tido. Por essa razão, e pela proximidade com Augusto, está agora em melhores condições para fazer as suas investigações e viver novas aventuras.

Embora Mangin – com uma narrativa mais rápida – e Démarez – com um traço mais realista que se afasta da linha clara de Jacques Martin – optem pela ruptura de estilo com a série original, na verdade conseguem manter também a continuidade.

Os argumentos de Mangin são de grande rigor histórico e empolgantes, nunca esquecendo toda a tradição à volta das aventuras clássicas de Alix. E o desenho e cores de Démarez, de um realismo cinematográfico, recriam com precisão a arquitectura, as vestimentas, o mobiliário, as armas, os usos e costumes que nos dão a conhecer os espaços e os homens que povoavam o Mundo Clássico.

Publicações em Portugal

Volume original: 1
Título originalLes Aigles de Sang
Data da publicação original: 12 de setembro de 2012
Título traduzido: As Águias de Sangue
Editora nacional: Gradiva
Data da publicação nacional: junho de 2021
Sinopse e antevisão: aqui

Volume original: 2
Título originalLe Dernier Pharaon
Data da publicação original: 12 de setembro de 2013
Título traduzido: O Último Faraó
Editora nacional: Gradiva
Data da publicação nacional: 2021
Sinopse e antevisão: aqui

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Francisco Pedro Lyon de Castro
Francisco Pedro Lyon de CastroColaborador
Amante da literatura em geral, apaixonado pela BD desde a infância, a sua vida adulta passa-a toda rodeado de livros como editor. Outra das suas grandes paixões é o cinema e a sua DVDteca.