com André Azevedo

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Misha, o Pequeno Urso

Título original: El Osito Misha
Argumento: José García (baseado na série de anime)
Desenho: Porrédon, P. Alfarez, Carlos
Datas de publicação: 1980
Edição original: Ediciones Junior S.A. (Grupo Editorial Grijalbo)
País: Espanha

Misha (Миша, em russo) é o nome da mascote dos Jogos Olímpicos de Verão de Moscovo de 1980, realizados entre 19 de julho e 3 de agosto desse ano. O urso russo foi desenhado pelo ilustrador de livros infantis moscovita Victor Chizhikov.

Com o consentimento do Comité Olímpico Internacional, foi produzida a série de animação japonesa O Pequeno Urso Misha (こぐまのミーシャ / Koguma no Misha, no original) pelo estúdio Nippon Animation. O anime foi realizado por Yoshikata Nitta e escrito por Shun’ichi Yukimuro, Akira Nakahara, Kouichi Minade, Ryozo Nakanishi, Yoshiaki Yoshida e Takamori Mao. A série teve direito a 26 episódios, transmitidos originalmente no Japão entre 6 de outubro de 1979 e 5 de abril de 1980, previamente ao evento desportivo. Em Portugal, estreou em 1981 na RTP.

A série narra as aventuras de uma família de ursos-pardos antropomórficos, composta pelo próprio Misha e pelos seus pais, que abandona a vida numa grande cidade para viver em Himadabeya, uma aldeia remota de 99 habitantes, isolada do resto do mundo após o colapso da ponte ferroviária. Em Himadabeya, Misha tem de se adaptar a um novo estilo de vida, em contato direto com a natureza, e de fazer novas amizades. A família é bem recebida por todos os habitantes, com exceção do ferreiro Tiger. Com medo do pai de Misha se vir a tornar uma forte influência local, Tiger torna-se o antagonista da história, tentando, através das suas maquinações, expulsar os novos residentes.

Em Espanha, o estúdio de Ángel Julio Gómez de Segura Beaumont, que realizava diferentes adaptações de séries de animação transmitidas na televisão espanhola, produziu quatro livros de banda desenhada baseados no anime, publicados pela chancela Ediciones Junior S.A. do Grupo Editorial Grijalbo em 1980. A adaptação dos textos coube a José García, os desenhos a Porrédon, P. Alfarez e Carlos, as cores a Margo, María de los Angeles e Gabriel e a legendagem a De Miguel, estando a realização gráfica creditada ao próprio Beaumont, o ilustrador das capas. Estes 4 livros adaptam os episódios n.º 1, 3, 6 e 12 do anime.

Em Portugal, estes livros de banda desenhada foram publicados pela editora Publicações Europa-América em 1982.

A título de curiosidade, registe-se que a série nipónica de Misha teve direito no nosso país a uma caderneta de cromos e coleção de pequenos álbuns (ambos da Disvenda), um vinil single com a banda sonora original da série (temas de abertura e encerramento cantados pelo Coro Juvenil do Grupo Cultural da TAP, em edição da RCA), uma coleção de 7 bonecos em PVC (da Maia & Borges) e a presença em vários produtos (como os chocolates da Favorita), aquando da sua exibição no nosso país. Tanto na caderneta como nos livros, alguns personagens tinham nomes diferentes dos adotados na televisão. Após a retransmissão da série na RTP em 1990-1991, a Prisvideo lançou o anime em VHS. Em 2005, a New Age lançou a série em DVD com uma nova dobragem e com o título O Ursinho Misha.

Publicações em Portugal

Volume original: 1
Título originalMisha Llega a la Aldea
Data da publicação original: 1980
Título traduzido: Misha Chega à Aldeia
Editora nacional: Publicações Europa-América
Data da publicação nacional: 1982


Volume original: 2
Título originalEl fantasma Balulun
Data da publicação original: 1980
Título traduzido: O Fantasma Balulun
Editora nacional: Publicações Europa-América
Data da publicação nacional: 1982


Volume original: 3
Título originalLa inundación
Data da publicação original: 1980
Título traduzido: A Inundação
Editora nacional: Publicações Europa-América
Data da publicação nacional: 1982


Volume original: 4
Título originalHa venido Santa Claus
Data da publicação original: 1980
Título traduzido: A Visita do Pai Natal
Editora nacional: Publicações Europa-América
Data da publicação nacional: 1982

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

BD +
BD +
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.