BD² – Base de Dados de Banda Desenhada
Publicações Europa-América
Atividade: 29 de maio de 1945 – dezembro de 2019
Sede: Mem Martins, Sintra, Portugal
A Publicações Europa-América foi uma editora portuguesa fundada em 29 de maio de 1945 pelos irmãos Francisco Lyon de Castro e Adelino Lyon de Castro. O nome escolhido para a editora é uma referência à aliança que tinha derrotado o nazismo e o fascismo.
Oposicionista à ditadura de Salazar, publicou na altura autores perseguidos pelo regime, como os portugueses Soeiro Pereira Gomes e Alves Redol, ou que lhe era pouco caros, como Gabriel García Márquez e Jorge Amado. Até à revolução dos cravos, a editora foi alvo de censura e perseguição. Inclusivamente, Francisco Lyon de Castro foi preso duas vezes ao serviço da editora por atitudes consideradas subversivas, nomeadamente devido à importação de livros e de periódicos estrangeiros, retidos nos correios pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado e pelos Serviços de Censura.
A Publicações Europa-América viria, entretanto, a tornar-se uma das principais editoras nacionais, publicando mais de 51 milhões de livros de mais de 1900 autores portugueses e estrangeiros. Como curiosidade, registe-se que entre os ilustradores das capas das suas edições das décadas de 70 a 90, encontram-se José Ruy e Carlos Alberto Santos.
“História Concisa de Portugal”, de José Hermano Saraiva, e “O Erro de Descartes”, de António Damásio, estiveram entre os seus maiores êxitos de vendas. Também se distinguiu na popularização da leitura, com muitas edições de livros de bolso em géneros como a espionagem e a ficção científica ou de temas políticos, sociais e económicos. Para além da literatura portuguesa e estrangeira, incluindo a infantojuvenil, outras temáticas a que se dedicou foram a divulgação científica, história, filosofia, arte, informática, gestão, agricultura e pecuária ou os livros de apoio a estudantes e professores, entre muitas outras.
Uma das áreas pouco abordadas por esta editora generalista foi a banda desenhada. De autores estrangeiros, publicou as séries O Abismo Negro e Misha, o Pequeno Urso, bem como um par de livros de Andy Riley. De autores nacionais, editou um livro de BD de António Villar de Souza e um livro de cartoons de Augusto Cid.
A editora chegou a ter mais de 15 livrarias e quiosques próprios em localidades distintas, como Lisboa, Porto, Faro, Cascais, Estoril, Parede, Oeiras, Queluz, Mem Martins, Cacém, Mafra ou Castelo Branco. Em dezembro de 2019, a editora entrou em insolvência.
Da nossa base de dados, apenas constam as edições de banda desenhada.
1980
- O Abismo Negro #1 – Mary Carey & Dan Spiegle
- O Abismo Negro #2 – Mary Carey & Dan Spiegle
- O Abismo Negro #3 – Michael Teitelbaum & Al McWilliams
1982
- Misha, o Pequeno Urso vol. 1: Misha Chega à Aldeia – José García, Porrédon, P. Alfarez & Carlos
- Misha, o Pequeno Urso vol. 2: O Fantasma Balulun – José García, Porrédon, P. Alfarez & Carlos
- Misha, o Pequeno Urso vol. 3: A Inundação – José García, Porrédon, P. Alfarez & Carlos
- Misha, o Pequeno Urso vol. 4: A Visita do Pai Natal – José García, Porrédon, P. Alfarez & Carlos
1983
1997
- Soares É Fish – Augusto Cid
2004
- O Livro dos Coelhinhos Suicidas – Andy Riley
2010
- Porcos Egoístas – Andy Riley
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.