Obra multigalardoada nos Prémios Bandas Desenhadas novamente disponível.

Balada para Sophie, da autoria de Filipe Melo e Juan Cavia, teve direito à sua primeira edição em 2020, com lançamento a 29 de agosto na Feira do Livro de Lisboa. A Tinta da China, a editora de então, realizou posteriormente uma reimpressão da obra.

Apesar de tal, a 29 de março deste ano, aquando do anúncio dos vencedores dos Prémios Bandas Desenhadas 2020, a obra encontrava-se esgotada. Balada para Sophie foi galardoada com 3 prémios – Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial, Melhor Argumento em Obra Nacional e Melhor Ilustração em Obra Nacional.

Apesar da cobertura nacional dos Prémios Bandas Desenhadas pelos principais media, Balada para Sophie era a obra que não podia ser adquirida pelos novos leitores interessados, dada a sua indisponibilidade. Esta situação modificou-se atualmente com a nova edição, desta vez a cargo da chancela Companhia das Letras do grupo editorial Penguin Random House. Embora o grupo já tivesse publicado diversas obras de banda desenhada noutras chancelas, é a primeira vez que tal ocorre via Companhia das Letras.

A nova edição é muito similar à anterior, sem inclusão de extras. As diferenças mais visíveis são a alteração do lettering da capa, bem como apresentar dimensões ligeiramente inferiores às da edição original.

Entretanto, os autores autorizaram a que disponibilizássemos o tema musical aos visitantes do site Bandas Desenhadas:

Balada para Sophie © Filipe Melo & Juan Cavia

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Elogiada pela crítica e pelos leitores, Balada para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia, regressa a 15 de Junho às livrarias numa nova edição, que marca a entrada dos autores no catálogo da Companhia das Letras.
Uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal.
Grande vencedor dos Prémios Bandas Desenhadas 2020.
A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento.

Filipe Melo é músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Desenvolveu desde cedo uma paixão pelo piano e pela improvisação. Estudou no Hot Clube de Portugal e, mais tarde, no Berklee College of Music, em Boston. Depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Atualmente, ensina na Escola Superior de Música, em Lisboa. Na área do cinema, foi o criador de vários projetos de culto: I’ll See You in My Dreams, curta-metragem vencedora do Fantasporto, Um Mundo Catita e Sleepwalk, curta vencedora do Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema. Nos EUA, escreve para a lendária antologia Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller e Mike Mignola. Em 2019, recebeu o troféu de honra do festival Amadora BD. Colabora com Juan Cavia há mais de uma década, tendo a dupla já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

Juan Cavia trabalha como diretor de arte e ilustrador desde 2004. Estudou cinema e, em paralelo, desenvolveu conhecimentos de ilustração e pintura, disciplinas que treinou desde tenra idade com o seu mentor, o ilustrador argentino Carlos Pedrazzini. Aos 21 anos, iniciou uma carreira como diretor de arte. Desde então, fez publicidade, TV, videoclipes, teatro e nove longas-metragens, entre as quais se destaca O Segredo dos Seus Olhos, de J. Campanella (vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2010). Colabora com Filipe Melo há mais de uma década, tendo a dupla já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

Balada para Sophie
Filipe Melo, Juan Cavia
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 320, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 170 x 240 mm
ISBN: 9789897842825
PVP: 36,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.