Antologia da Chili Com Carne.

A Colecção LowCCCost da Chili Com Carne tem-nos trazido algumas das mais importantes obras da banda desenhada nacional, com destaque para a antologia Boring Europa (por Ana Ribeiro, Joana Pires, Marcos Farrajota, Ricardo Martins e Sílvia Rodrigues) e as obras Kassumai de David Campos, Derserto/Nuvem de Francisco Sousa Lobo e Einstein, Eddington e o Eclipse – Impressões de viagem de Ana Simões e Ana Matilde Silva (aka Hetamoé), tendo esta última sido galardoada com o Prémio de Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial nos Prémios Bandas Desenhadas 2019.

Cerca de um ano e meio depois da BD sobre o eclipse de 1919, surge a 9.ª proposta da coleção, uma antologia coordenada por André Pereira (autor de BD, cofundador da extinta chancela Clube do Inferno, cofundador do coletivo Massacre e cofundador da chancela Erva Daninha), intitulada Querosene. Com trabalhos da autoria de Ana Margarida Matos, André Pereira, Cláudia Sofia, Dois Vês, Eva Filipe, Gonçalo Duarte, Joana Tomé, João Carola, Rodolfo Mariano, Rui Moura e Sofia Neto, tem como temática a apatia existente longe dos grandes centros urbanos e a piromania como solução para a hebetude.

Diz o povo que quem brinca com o fogo, urina na cama. Cabe ao leitor verificar a veracidade de tal afirmação.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Um país / 8 distritos / 10 concelhos / 11 freguesias, um porradão de santos padroeiros… Tudo para a fogueira!
Quando não há nada para fazer, acende-se um fósforo.
Na terrinha, o aborrecimento combate-se com fogo e só há uma forma eficaz de matar o tempo: de uma vez por todas.
Este livro é um guia para lidar com os sítios onde nada acontece: partindo da canção dos Big Black e levando à letra a sugestão da banda, partilham-se testemunhos de quem, tendo vivido a indolência das pequenas cidades, vilas e aldeias de Portugal, deu consigo a ponderar as possibilidades da piromania. Seja sobre a arquitectura pavorosa ou as gentes beatas que nela habitam, as histórias aqui reunidas documentam as frustrações e ansiedades de quem não cresceu no bulício do Porto ou de Lisboa e, sentindo a falta da animação das metrópoles, viu na fogueira a única cura para a letargia.
Na colecção LowCCCost, para quem gosta de “viajar sem apanhar transportes e gastar dinheiro”, já se deram muitas voltas: do aborrecimento da Europa à Guiné-Bissau, passando por um convento de monges silenciosos em Évora ou pela Ilha de Príncipe aquando do eclipse de 1919. Tal como os outros títulos desta colecção, não estamos perante um guia de turismo bacoco: Querosene, tal como os volumes no passado — Zona de Desconforto (Melhor Livro de BD de 2014) e Lisboa é very very Typical, junta autores, ora amadores, ora consagrados, que se abrem na intimidade sempre desconfortável da autobiografia. Na soma desta transmissão de estados de espírito individuais, fica a saber-se mais sobre o país do que através dos dados do INE: os resultados, talvez sem surpresa, deixam dúvidas sobre a laicidade das gentes ou sobre o futuro da população jovem.

Querosene
Ana Margarida Matos, André Pereira, Cláudia Sofia, Dois Vês, Eva Filipe, Gonçalo Duarte, Joana Tomé, João Carola, Rodolfo Mariano, Rui Moura & Sofia Neto
Editora: Chili Com Carne
Páginas: 160, a duas cores
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 16,5 x 23 cm
PVP: 10,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.