BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Oni Press

Atividade: 1997 – presente
Sede: Portland, Oregon, EUA

A editora foi criada em 1997 por Bob Schreck (na altura, a trabalhar na Dark Horse Comics) e Joe Nozemack. Insatisfeitos com o material dominante na indústria norte-americana de banda desenhada, apostaram maioritariamente em géneros distintos dos super-heróis, desde o drama realístico ao thriller. Shreck deixaria a editora em 1999.

A designação oni refere-se às criaturas da mitologia japonesa, populares na literatura, artes plásticas e teatro japonês. Têm características dos demónios e ogres ocidentais.

Apesar de ter publicado algumas séries de revistas com periodicidade mensal, a atividade da editora focou-se na publicação de livros de banda desenhada, alguns dos quais em formato de série e os demais como narrativas fechadas, bem como em minisséries recorrentes com periodicidade irregular. Quer as séries mensais quer as minisséries, são frequentemente compiladas posteriormente em livro.

Dez anos após a sua fundação, a editora tinha publicado mais de 100 títulos. Alguns dos seus livros foram galardoados com Prémios Eisner, como Scott Pilgrim de Bryan Lee O’Malley, Black Metal de Rick Spear e Chuck BB, Grey Horses de Hope Larson e Whiteout: Melt e Queen & Country de Greg Rucka.

A Oni Press teve uma unidade de produção de cinema e televisão denominada Closed on Mondays, chefiada por Eric Gitter e localizada em Los Angeles, Califórnia. Em 2015, a Oni e Gitter separaram-se, tendo sido criado a Oni Entertainment. Até ao momento, a adaptação das suas bandas desenhadas com maior sucesso junto da crítica foi o filme Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010). O maior sucesso comercial foi Atomic Blond – Agente Especial (2017), baseado na BD The Coldest City de Antony Johnston e Sam Hart. Outros filmes adaptados de bandas desenhadas da Oni foram Whiteout – Inferno Branco (2009) e Tyler Rake: Operação de Resgate, também conhecido como Extraction (2020), sendo este último baseado na BD Ciudad de Ande Parks, Joe Russo, Anthony Russo, Fernando León González e Eric Skillman. Quanto a séries de televisão, entre 2019 e 2020 foi transmitida Stumptown.

Em 2016, a editora criou a chancela Limerence Press para banda desenhada erótica e de educação sexual.

No dia 8 de maio de 2019, a Oni Press fundiu-se com a editora de banda desenhada Lion Forge, criando-se a empresa de media Polarity, a qual inclui ainda a revista The Beat, a Illustrated Syndicate e a editora de música Neon Metropolis.

Publicações em Portugal

One-shots

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.