BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Boom! Studios

Atividade: 1 de junho de 2005 – presente
Sede: Los Angeles, Califórnia, EUA

Esta editora de banda desenhada norte-americana foi fundada por Ross Richie e Andrew Cosby. Previamente à sua fundação, ambos tinha estado a trabalhar em Hollywood, a tentar desenvolver projetos de cinema com base em BD enquanto produtores. Em 2004, trabalharam com Keith Giffen e J. M. DeMatteis no reavivamento da editora de BD Atomeka Press (1988 – 1997; 2002 – 2005; 2013 – 2014), com a série Hero Squared.

A primeira publicação da Boom! foi Zombie Tales #1, uma antologia de terror de zombies, que foi lançada em 29 de junho de 2005 com os logos da Boom! e da Atomeka Press, dado ter sido anunciada para ser lançada por esta última mas só ter sido publicada após a saída de Richie da Atomeka. Hero Squared transitou da Atomeka para a Boom!, tendo sido o primeiro anúncio da Boom! e a primeira revista lançada a solo por esta, com distribuição a 27 de julho de 2005.

No início, a Boom! focou-se em publicar séries originais de veteranos da indústria. Giffen trabalhou em Hero SquaredPlanetary Brigade10Jeremiah Harm e nalgumas BD de Zombie Tales e Cthulhu Tales. DeMatteis colaborou com Giffen em Hero Squared e Planetary Brigade e trouxe a sua série The Stardust Kid, com Mike Ploog, inicialmente publicada pela Image. A série Jenny Finn de Mike Mignola e Tory Nixey migrou da Oni para a Boom!, onde se concluiu. Joe Casey criou The Black Plague. Rafael Albuquerque publicou o seu primeiro trabalhos nos EUA com The Savage Brothers. Dave Johnson ilustrou capas para Zombie Tales e Cthulhu Tales.

Em 2006, a Boom! começou a trabalhar com licenciamentos, sendo o primeiro deles Warhammer 40,000: Damnation Crusade, baseado no jogo. Desde então, tem trabalhado com um grande quantidade de licenciamentos, paralelamente aos seus originais.

Em 2007, a Boom! publicou a BD 2 Guns de Steven Grant e Mateus Santolouco, que em 2013 originou o filme homónimo (denominado Dois Tiros, em Portugal).

Em 2009, foi lançada a sua chancela destinada às crianças, denominada BOOM! Kids. Em fevereiro de 2011, a chancela foi renomeada kaBOOM!, reposicionando-se como uma chancela para todas as idades ao invés de somente para as crianças.

Entre 2010 e 2012, a editora publicou diferentes trabalhos sob a chancela BOOM! Town, classificada como BD “literária”. O seu primeiro lançamento foram umas Trading Cards de Robert Trump, sendo o primeiro livro da chancela I Thought You Would Be Funnier de Shannon Wheeler, vencedor de um Prémio Eisner em 2011.

Em junho de 2013, a Boom! adquiriu a editora de BD Archaia Studio Press, a qual passou a ser uma chancela do grupo com a designação de Archaia Entertainment.

Em dezembro de 2013, foi criada a chancela Boom! Box, com trabalhos considerados experimentais pela editora. O primeiro título foi The Midas Flesh, seguido de Lumberjanes.

Em junho de 2017, a 20th Century Fox tornou-se uma sócia minoritária da editora. Esta posição foi herdada pela The Walt Disney Company aquando da aquisição da 21st Century Fox pela Disney a 20 de março de 2019.

A editora foi galardoada com o Best New Publisher em 2005 pela Wizard Magazine. Entre 2009 e 2011 e entre 2013 e 2015 foi galardoada com o Diamond Gem Awards “Comic Book Publisher of the Year (Under 4%)”. Algumas das suas publicações vencedoras de Eisner Awards foram I Thought You Would Be Funnier, IrredeemableIncorruptible, Snarked! e Adventure Time. Algumas das suas publicações vencedores dos Harvey Awards foram The Muppet Show Comic Book, Adventure Time, Mouse Guard, Lumberjanes, Jim Henson’s The Musical Monsters of Turkey Hollow, Peanuts: A Tribute to Charles M. Schulz e Crimson.

Na nossa base de dados apenas consta a banda desenhada constante de publicações de BD (mais de 50% de BD nas suas páginas) publicadas no nosso país, excluindo-se, então, por exemplo, as BD curtas publicadas nas revistas de atividade Cartoon Network (Goody).

Publicações em Portugal

One-shots

Séries

  • Adventure Time
    • vol. 1-4
  • Faithless
    • vol. 1
  • O Incrível Mundo de Gumball
    • vol. 1-2
  • Lumberjanes
    • vol. 1

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.