BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Os Pepinos

Argumento: António Villar de Souza
Desenho: António Villar de Souza
Datas de publicação: 1983 – 2015
País: Portugal

A ideia para o álbum de banda desenhada Os Pepinos surgiu no segundo quinquénio da década de 70 do século passado, como uma chamada de atenção do autor António Villar de Souza para o seu livro Testamento Lusitano, uma narrativa de cariz esotérica que expunha a teoria de alguns extraterrestres terem chegado à Terra há 26000 anos, tendo criado o planeta mais habitável para o Homo sapiens, resultante do cruzamento Homo neanderthalensis com os próprios extraterrestres, ou seja, “o cruzamento entre os anjos e os filhos do homem”, numa analogia ao Génesis. A banda desenhada, para além de ser uma forma de dar atenção à teoria do livro Testamento Lusitano, era uma forma do autor satirizar o próprio trabalho, dado o humor presente em Os Pepinos.

Publicado em 1983 pela Publicações Europa-América, o álbum Os Pepinos foi desenhado a tinta da china e colorido manualmente com ecolines e aguarelas. Em 2015, o álbum teve direito a uma segunda edição pela Galeria Monsaraz Edições, tendo o autor relegendado e repintado digitalmente a obra.

Foi também em 2015 que a Galeria Monsaraz Edições publicou um segundo volume da série, intitulado Os Pepinos nas Terras da Mu, na qual Jeová, Satã, Miguel e Eva voltam a encontrar-se em mais uma aventura.

Volume: 1

TítuloOs Pepinos

Editora original: Publicações Europa-América

Data da publicação original: 1983

Segunda edição: Galeria Monsaraz Edições (2015)


Volume: 2

TítuloOs Pepinos na Terra de Mu

Editora: Galeria Monsaraz Edições

Data da publicação: 2015


Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.