BD² – Base de Dados de Banda Desenhada
Os Pepinos
Argumento: António Villar de Souza
Desenho: António Villar de Souza
Datas de publicação: 1983 – 2015
País: Portugal
A ideia para o álbum de banda desenhada Os Pepinos surgiu no segundo quinquénio da década de 70 do século passado, como uma chamada de atenção do autor António Villar de Souza para o seu livro Testamento Lusitano, uma narrativa de cariz esotérica que expunha a teoria de alguns extraterrestres terem chegado à Terra há 26000 anos, tendo criado o planeta mais habitável para o Homo sapiens, resultante do cruzamento Homo neanderthalensis com os próprios extraterrestres, ou seja, “o cruzamento entre os anjos e os filhos do homem”, numa analogia ao Génesis. A banda desenhada, para além de ser uma forma de dar atenção à teoria do livro Testamento Lusitano, era uma forma do autor satirizar o próprio trabalho, dado o humor presente em Os Pepinos.
Publicado em 1983 pela Publicações Europa-América, o álbum Os Pepinos foi desenhado a tinta da china e colorido manualmente com ecolines e aguarelas. Em 2015, o álbum teve direito a uma segunda edição pela Galeria Monsaraz Edições, tendo o autor relegendado e repintado digitalmente a obra.
Foi também em 2015 que a Galeria Monsaraz Edições publicou um segundo volume da série, intitulado Os Pepinos nas Terras da Mu, na qual Jeová, Satã, Miguel e Eva voltam a encontrar-se em mais uma aventura.
Volume: 1
Título: Os Pepinos
Editora original: Publicações Europa-América
Data da publicação original: 1983
Segunda edição: Galeria Monsaraz Edições (2015)
Volume: 2
Título: Os Pepinos na Terra de Mu
Editora: Galeria Monsaraz Edições
Data da publicação: 2015
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.