BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Jean-Marc Rochette

Nascimento: 23 de abril de 1956
Naturalidade: Baden-Baden, Alemanha
Nacionalidade: Francesa

Este pintor, escultor, ilustrador e autor de banda desenhada, estuda história de arte em Grenoble e artes plásticas em Aix-en-Provence. Em 1975, realiza uma curta-metragem de animação, La chasse, ganhando o prémio dos Cineclubes de França. Em 1976, após um acidente, abandona a profissão de guia de alta montanha, para se dedicar à banda desenhada, publicando trabalhos no periódico Actuel e, posteriormente, em Écho des savanes.

Em 1979, com Martin Veyron, cria a série Edmond le cochon. Entre os seus trabalhos publicados na revista (À suivre), encontra-se o personagem por si criado Claudius Vigne. É nesta publicação que sucede ao desenhador Alexis com a série O Expresso do Amanhã (1982-1983), escrita por Jacques Lob, que venceria o Prémio “Témoignage chrétien” do festival de Angoulême em 1985. Em 1986, é publicado À tes souhaits, com argumento de Tito Topin. Com Benjamin Legrand, é publicado Requiem blanc em 1987. Segue-se Nemo et le capitaine vengeur, escrito por Jean-Pierre Hugot.

No final dos anos 90, regressa a O Expresso do Amanhã, desta vez com Benjamin Legrand, com quem também tinha criado L’Or & l’esprit – Le Tribut (1997). Em 2000, é publicada Napoléon et Bonaparte, que obtém no ano seguinte o prémio Alph-Art humour do festival de Angoulême.

Em 2003, com René Petillon, inicia a série Louis et Dico, sendo ainda publicado em 2005 o álbum Cour Royale com Martin Veyron. Em 2009, é publicado Himalaya Vaudou, com argumento de Fred Bernard.

Em 2015, retoma mais uma vez a série O Expresso do Amanhã, desta vez com Olivier Boucquet. Em 2018, também com Boucquet, é publicada Ailefroide : altitude 3954, uma banda desenhada autobiográfica que exprime a sua paixão pelo alpinismo na juventude. Esta obra é galardoada com o prémio Ouest-France – Quai des bulles 2018. Em 2019, regressa à série O Expresso do Amanhã, desta vez com Matz. Nesse ano, é também publicado Le Loup, galardoada com o Prix Wolinski de la BD du Point. 

Obras publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.