BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

O Expresso do Amanhã

Título original: Le Transceperneige
Argumento: Jacques Lob (vol. 1), Benjamin Legrand (vol. 2-3), Olivier Boucquet (vol. 4), Matz (vol. 5-6), Jean-Marc Rochette (vol. 5-6)
Desenho: Jean-Marc Rochette
País: França
Datas de publicação: Outubro de 1982 – presente
Edição original: Casterman

O Expresso do Amanhã: Os Sobreviventes, foi publicado inicialmente no periódico (À Suivre) #57-69 da Casterman, entre outubro de 1982 e junho de 1983. Viria a ser editado pela primeira vez em álbum em 1984. Trata-se do único álbum da série escrito por Jacques Lob (1932-1990), tendo os restantes volumes da série sido editados após o seu falecimento.

Nesta obra, percorrendo a imensidade branca de um inverno eterno e gelado, de um extremo ao outro do planeta, circula um comboio que nunca pára. É o Expresso do Amanhã, com mil e uma carruagens; é o último bastião da civilização!

Esta BD começou a ser desenhada por Alexis (pseudónimo de Dominique Vallet) até à 17.ª prancha. Com o seu falecimento, coube a Jean-Marc Rochette desenhar a mesma. Todos os 6 álbuns e hors-série de O Expresso do Amanhã contam com a arte de Rochette.

Dezasseis anos após o final da publicação da banda desenhada original no periódico (À Suivre), surgia uma continuação da mesma em dois volumes com o argumentista Benjamim Legrand a substituir Jacques Lob. Esses dois álbuns – Os Exploradores (1999) e A Travessia (2000) – foram reunidos pela Levoir num álbum duplo no nosso país.

Registe-se que a série foi adaptada ao cinema, tendo a Levoir mantido para a série de banda desenhada o título português do longa-metragem, Expresso do Amanhã. Estreado em julho de 2014 nas salas de cinema nacionais, este filme de 2013 foi realizado por Bong Joon-ho, contando com Chris Evans, Song Kang-ho, Jamie Bell, Tilda Swinton e Octavia Spencer nos principais papeis.

Dois anos após a adaptação cinematográfica, a série de banda desenhada prosseguiu com um novo argumentista, Olivier Bocquet, tendo Terminus sido publicado em 2015 como uma conclusão da saga, mostrando-nos o futuro dos personagens dos volumes anteriores.

No entanto, a série não encerrou aí. Não sendo possível prosseguir a mesma após Terminus, a solução encontrada foi a de que os três volumes seguintes da série fossem na verdade uma prequela à BD original. Com argumento do próprio Jean-Marc Rochette e de Matz (pseudónimo do francês Alexis Nolent), os volumes Extinticions Acte 1 e Extinctions Acte 2 foram publicados respetivamente em 2019 e 2020, encontrando-se o Acte 3, o 7.º álbum da série, ainda inédito.

Em 2020, a série foi novamente adaptada, desta vez para o formato de série televisiva. Com o título idêntico ao original do filme, Snowpiercer, foi desenvolvida por Josh Friedman e Graeme Manson para o canal TNT, sendo exibida internacionalmente pela Netflix, incluindo no nosso país. Conta com os desempenhos de Jennifer Connelly, Daveed Diggs e Mickey Sumner, entre outros atores.

Publicações em Portugal

Volume original: 1
Título originalLe Transperceneige (subintitulado posteriormente de L’échappé)
Data da publicação original: 1984
Título traduzido: Os Sobreviventes
Editora nacional: Levoir
Data da publicação nacional: 2020
Incluído na série: Novela Gráfica (série VI), vol. 1
Sinopse e antevisão: aqui

Volume original: 2
Título originalL’arpenteur
Data da publicação original: 1999
Título traduzido: O Explorador
Editora nacional: Levoir
Data da publicação nacional: 2020
Incluído na edição nacional em álbum duplo: O Expresso do Amanhã II: O Explorador e A Travessia
Incluído na série: Novela Gráfica (série VI), vol. 2
Sinopse e antevisão: aqui

Volume original: 3
Título originalLa traversée
Data da publicação original: 10 de outubro de 2020
Título traduzido: A Travessia
Editora nacional: Levoir
Data da publicação nacional: 2020
Incluído na edição nacional em álbum duplo: O Expresso do Amanhã II: O Explorador e A Travessia
Incluído na série: Novela Gráfica (série VI), vol. 2
Sinopse e antevisão: aqui

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.