O segundo volume da série texiana de A Seita.

A Seita prossegue a edição nacional da série italiana Tex Romanzi a Fumetti. Devido à série ser constituída por estórias independentes, a publicação da série no nosso país não respeita a cronologia da série italiana. Deste modo, após ter começado por publicar o 11.º volume italiano, a sua segunda incursão é o 9.º volume, O Homem das Pistolas de Ouro, da autoria de Pasquale Ruju e r.m. Guéra, publicado originalmente em 28 de fevereiro de 2019.

Atendendo à tradição em Portugal de adquirir bandas desenhadas de Tex editadas no Brasil, relembra-se que no Brasil a série Tex Romanzi a Fumetti é editada pela Mythos na sua série Tex Graphic Novel, a qual não foi importada para Portugal. Este banda desenhada corresponde ao Tex Graphic Novel #8 da Mythos, com o título O Homem dos Revólveres de Ouro, editado em novembro de 2019.

A Seita optou por não utilizar a capa da edição italiana (utilizada também na edição brasileira), mas sim uma outra capa que r.m. Guéra tinha realizado para a Sergio Bonelli Editore mas que esta editora tinha optado por não utilizar, tendo sido previamente usada numa edição especial da versão holandesa do livro. Para além deste particularidade, a edição portuguesa contém ainda um caderno de extras onde se destacam desenhos e estudos de r.m. Guéra, expressamente enviados pelo desenhador para este álbum, assim como um artigo sobre a génese desta história, escrito em exclusivo por Pasquale Ruju.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

“Tinha o Kit Carson à minha frente, dava-lhe um tiro no estômago e depois ficava ali a vê-lo morrer. Que belo sonho!”
Durante a guerra com o México, o exército americano pede ajuda aos Texas Rangers contra os guerrilheiros de Juan Gonzales. Vinte anos mais tarde, um fantasma regressado do inferno vai assassinando, um após outro, todos os que o perseguiram, e que mataram os seus irmãos. Um assassino cruel, armado com duas pistolas de ouro, cujo brilho é uma verdadeira sentença de morte. E na sua lista está Kit Carson, que cavalga ao lado de um jovem Tex Willer, num crescendo de sangue e violência. O argumentista italiano Pasquale Ruju une forças ao desenhador r.m. Guéra (Scalped, Os Malditos).
Com O Homem das Pistolas de Ouro, o leitor, tal como no álbum anterior, é transportado até à fronteira do Rio Grande, onde Juan Gonzales parece ter regressado do inferno para acertar umas contas em atraso com um grupo de rangers, entre os quais Kit Carson. Um a um, todos vão caindo, assassinados sem apelo por um homem que não perdoa, e cuja única motivação é a vingança. Mas, ao lado de Carson, segue Tex Willer, e juntos vão perseguir um inimigo venenoso até ao fim.

Nascido em 1962, Pasquale Ruju entra na equipa de autores de Dylan Dog em 1995 e estreia-se na série mensal em maio de 1997. Em seguida, escreve para Nathan Never, Martin Mystère e Tex, série onde se irá estrear em 2004. Firma-se na série a partir de 2010 e é, desde há uns anos, um dos autores mais prolíficos de Tex.

R. M. Guéra nasceu em Belgrado em 1959. Estreou-se na indústria da BD jugoslava em 1982. Desde 1991 que vive e trabalha em Barcelona. Chegou à fama mundial com Scalped, que realizou com Jason Aaron para a Vertigo. Depois de ter desenhado este Tex, Guéra juntou-se de novo a Jason Aaron para desenhar a série Os Malditos para a Image Comics (editada em Portugal pela G. Floy).

Tex vol. 2: O Homem das Pistolas de Ouro
Pasquale Ruju, r.m. Guéra
Editora: A Seita
Páginas: 56, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 20 x 28 cm
ISBN: 978-989-53150-2-4
PVP: 14,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.