Quarta Época (Agosto – Setembro de 1936).
A Ala dos Livros prossegue a edição do segundo ciclo da série Mattéo, da autoria de Jean-Pierre Gibrat. Recorda-se que, no nosso país, a Vitamina BD tinha editado os dois primeiros álbuns, Primeira Época (1914-1915) e Segunda Época (1917-1918) em 2009 e 2011, os quais constituem o primeiro ciclo da série.
O ano passado, a Ala dos Livros retomou a série com a publicação do terceiro volume, Terceira Época (Agosto de 1936), o qual corresponde ao primeiro álbum do segundo ciclo. Este mês, é publicado o quarto volume, Quarta Época (Agosto – Setembro de 1936), o qual foi originalmente editado no mercado francófono em 12 de outubro de 2017. Corresponde ao segundo volume do segundo ciclo da série, o qual é composto pelos volumes 3 a 5 da série.
Quanto à reedição ou não dos primeiros dois tomos pela Ala dos Livros, “a nossa prioridade é a publicação dos livros inéditos“, tinha revelado ao nosso site Ricardo M. Pereira, aquando da publicação do volume anterior. “Tanto quanto sabemos, a série está prevista para 6 volumes. Depois da publicação dos inéditos, decidiremos se se justifica ou não a reedição dos dois primeiros tomos.“
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
Transportando as armas de que se tinham apoderado em Colliure, Mattéo e os seus companheiros chegam finalmente a Barcelona. Mas as armas, de fabrico italiano, acabam por levantar suspeitas entre os republicanos, causando a Amélie, Robert e Mattéo momentos de inquietação.
Com o mal-entendido ultrapassado, parece chegado o momento de se alistarem. Mas em que fileiras? Na dos socialistas? Na dos Anarquistas? Na dos Comunistas?
É aqui que as divergências entre Mattéo, anarquista, e Robert, comunista, começam, comprometendo a sua amizade.
Quarto volume da série assinada por J. Pierre Gibrat, Mattéo – Quarta Época, narra-nos o destino singular de um homem que, da Guerra de 14 à Segunda Guerra Mundial, passando pela Revolução Russa, a Frente Popular e a Guerra de Espanha, atravessará as primeiras décadas do século XX, uma época marcada por conflitos tumultuosos…
Jean-Pierre Gibrat nasceu em Paris em abril de 1954. Depois de ter estudado grafismo publicitário e artes plásticas, inicia-se na banda desenhada em 1977, desenhando várias histórias curtas para a revista “Pilote”, as quais, em 1980, seriam compiladas no álbum Visions Futées (que conta com argumento de Éric Simonet, Jackie Berroyer e J. P. Gibrat). Em 1978, edita Le petit Goudard, uma série com argumento de Jackie Berroyer que mais tarde será compilada pela Dargaud em cinco álbuns. Paralelamente, Gibrat publica outros trabalhos em publicações como o “Le Nouvel Observateur”, “L´Événement”, “Science et Avenir” e as revistas infantis “Je Bouquine” e “Okapi”. Para esta última, realiza Médecins Sans Frontières, com argumento de Gui Vidal e Dominique Leguillier. A partir dos anos 90, a obra de Gibrat regista uma tendência mais adulta, incluindo-se nesta fase as obras Pinocchia (1995, com argumento de Francis Leroi ) e Maré Baixa (1996, com argumento de Daniel Pecqueur). Com a publicação de Destino Adiado (1997) e de O Voo do Corvo (2002), Jean-Pierre Gibrat passa a assinar o argumento das suas próprias histórias, o que volta a suceder na série Mattéo.
Mattéo: Quarta Época (Agosto – Setembro de 1936)
Jean-Pierre Gibrat
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-53039-3-9
PVP: 19,90€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.