António Villar de Souza

António Villar de Souza

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

António Villar de Souza

Nascimento: 18 de maio de 1945
Naturalidade: Lisboa, Portugal
Pseudónimo de: António Maria Vilar de Sousa

Este artista português tem-se expressado pela escultura, pintura, desenho, cerâmica e escrita nas suas diferentes vertentes técnico-artísticas e literárias.

A seguir ao 25 de abril de 1974, fundou com alguns amigos uma publicação de BD que se chamava O Evaristo, em pleno PREC (Processo Revolucionário em Curso), que foi mandada encerrar pelo então COPCON (Comando Operacional do Continente) por a considerarem altamente reacionária. Só foram publicados quatro números, publicados entre 12 de março e 2 de abril de 1975. Nestes números foram publicadas as BD “Eu o OVO” (n.º 1 a 4), “Kama e Sutra” (n.º 3), “O Filho” (n.º 4) e “ O Boateiro” (n.º 4) da sua autoria.

Mudou-se de Lisboa para Monsaraz em 1982. Em 1983, foi publicado o seu primeiro álbum de banda desenhada, Os Pepinos (Publicações Europa-América). Em 1984, fundou a TEAR – Associação Regional de Artistas-Plásticos e Artesãos em Reguengos de Monsaraz. O trabalho foi reconhecido com dois altos galardões em Paris em 1997 e em Madrid em 1998, pelo apoio dado aos associados e a qualidade dos seus produtos.

Durante 9 anos, em conjunto com Maria José Cardoso de Souza, foi responsável pelos cursos de formação profissional no Centro de Formação de Reguengos de Monsaraz do Instituto de Emprego e Formação Profissional, onde formaram cerca de 500 artesãos do Alentejo.

Em setembro de 2011, fundaram a Galeria Monsaraz, no centro de Monsaraz, onde expõem em permanência os seus trabalhos. No ano seguinte, foi fundada a Galeria Monsaraz Edições, cujas primeiras publicações em prosa e poesia, da autoria de Villar de Souza, datam de 2014. Em 2015, a Galeria Monsaraz Edições reeditou a banda desenhada Os Pepinos, bem como editou a sua sequela, Os Pepinos na Terra de Mu.

Obras de BD publicadas

Séries

Participação em antologias de BD

  • O Evaristo
    • n.º 1 – “Eu O Ovo” (1975)
    • n.º 2 – “Eu O OVO” (1975)
    • n.º 3 – “Eu O OVO”, “Kama e Sutra” (1975)
    • n.º 4 – “Eu O OVO”, “O Filho”, “ O Boateiro” (1975)

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

Deixa um comentário