BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Filipe Melo

Nascimento: 13 de setembro de 1977
Naturalidade: Lisboa, Portugal

Filipe Melo é músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Desenvolveu desde cedo uma paixão pelo piano e pela improvisação. Estudou no Hot Clube de Portugal e, mais tarde, no Berklee College of Music, em Boston. Depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Atualmente, ensina na Escola Superior de Música, em Lisboa.

Na área do cinema, foi o criador de vários projetos de culto: I’ll See You in My Dreams, curta-metragem vencedora do Fantasporto, Um Mundo Catita e Sleepwalk, curta vencedora do Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema.

No que toca à banda desenhada, o seu percurso enquanto argumentista iniciou-se em 2010 com a série Dog Mendonça e Pizzaboy, em conjunto com o ilustrador argentino Juan Cavia. Algumas BD curtas desta série foram publicadas originalmente na revista norte-americana Dark Horse Presents, só conhecendo edição nacional posteriormente. A maioria dos seus livros originalmente publicados em Portugal tem conhecido edição estrangeira. Em 2019, recebeu o troféu de honra do festival Amadora BD.

Entrevistas:

Programa radiofónico Bandas: aqui

Comic Con 2015: aqui

Obras Publicadas

One-shots

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.